segunda-feira, 24 de março de 2008

"Inácio de Chica"



Nosso blog tem uma convicção. Agir de acordo com os princípios da verdade, nada mais do que a verdade.
Verdadeiro é nossa admiração por este homem de pouca leitura mais de um conhecimento exemplar, até por que "Inácio de Chica" é um homem andado no mundo e como tal a vida lhe ensinou como conviver com o difícil.
De fala "mansa" e "espraiada", essa grande figura nos leva a um passado de crianças peraltas e eu, como a maioria dos demais "moleques", esperávamos, cautelosamente, pelas noites estreladas do sertão do Pajeú, onde, por volta das 18:30h "Inácio de Chica" e a própria "Chica Doida", como era comumente chamada por todos, incluíndo nessa "trupe", eu, José Siqueira e Eudes de Chico Fernandes (haviam outros), aguardávamos a chegada de "Inacio e Chica" para lhes apelidarmos.
Assistiam estes a novela "Mulheres de Areia" na porta da casa do Sr. Alfaiate José Amaro(in memoriam) e nós, meninos peraltas e velozes na corrida, adentrávamos aos "becos" para fugirmos de "Inácio", que sózinho corria atrás dos "muleques safados".
Não sabia eu o quão importante era "Inácia de Chica" para a formação de uma sociedade justa e digna. Pessoa de probidade indiscutível, ordeiro, sempre humilde e prazeroso em atender os recados que alguém lhe pedia e este em troca apenas exigia "um pé roxo". O famoso cigarro de filtro "roxo", como ainda hoje é conhecido. Nunca lhe fez mal, acredito, pois nunca tive notícias de que "Inácio de Chica" estivesse enfermo.
Reconheço em "Inácio" que mesmo pobre, sem condições e muitas vezes humilhado, mediante os apelidos a ele dirigidos, bem como a saudosa "Chica Doida", sua mãe, companheira inseparável nas longas caminhadas, está presente a condição de pessoas dignas, honestas, simples e crentes em Deus, merecedores do nosso respeito e admiração.
Sou um admirador de "Inácio de Chica"

Nenhum comentário: