Coluna de hoje na Folha
Não é Primeiro de Abril
O prefeito de Caruaru, Tony Gel (DEM), convocou a Câmara dos Vereadores para uma sessão extraordinária, hoje, às 15 horas, na qual será apreciada e votada a mensagem da sua renúncia. Antes, ao meio-dia, ele fará a última reunião do secretariado. Será o encontro do chororô”!
Afinal, a equipe conviveu com o prefeito ao longo dos últimos sete anos e nunca acreditou que ele viesse a disputar um mandato de vereador, sendo obrigado, assim, a ter que se afastar do cargo. Parece notícia de 1° de abril, dia da mentira. Mas não é. Todas as fontes que chequei, ontem, confirmaram que a decisão do prefeito é irreversível.
O gesto de Tony deixou todo mundo tonto. Até a oposição. O ex-ministro Fernando Lyra, adversário histórico e com o qual mantém uma boa relação, por exemplo, ficou tão perplexo com as notícias que não resistiu e ligou para o prefeito. Queria, como eu, checar, pessoalmente.
O prefeito não dá entrevista desde que o assunto vazou. Deputado federal por três mandatos, prefeito duas vezes, Tony Gel não é menino e deve saber o que está fazendo. Não há, no entanto, nenhum analista político que possa divergir do seguinte raciocínio: as chances dele fazer o sucessor nas eleições em função da renúncia são, inexoravelmente, mínimas.
REVOADA - O vereador Geraldo Cisneiros, de Jaboatão, deixou, ontem, o PSC e não será candidato à reeleição. Não engoliu a decisão do partido de apoiar a candidatura do Pastor Collins. Na próxima segunda-feira, ele anuncia o candidato que apoiará. Cisneiros é ex-superintendente-adjunto da Sudene, foi presidente do PMDB em Jaboatão e tem uma relação estreita com alguns segmentos do empresariado. Pode ajudar muito o candidato a qual venha a se aliar em Jaboatão.
Na marca do pênalti - O Negão Abençoado não pode comemorar, ainda, a decisão da Procuradoria Geral Eleitoral do TSE, que se manifestou contra a sua cassação por infidelidade partidária. É que o TSE unificou os três processos sobre o assunto - o dele próprio com os de Rodovalho e Severino Cavalcanti, que disputam a sua vaga. E aí o bicho vai pegar!
Puxão de orelha - O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), não gostou nem do tom nem do nível que o deputado Sílvio Costa (PMN) usou para atacá-lo na CPI dos Cartões Corporativos. E como não costuma levar desaforo para casa e tem fama de brigão no Congresso, foi tomar satisfação com o deputado pernambucano olho no olho. Quem presenciou o carão disse que nunca viu nada igual.
Canjinha global - Na transmissão do jogo do Sport com o Brasiliense, em Brasília, na quarta-feira passada, a Globo Nordeste deu uma canjinha ao candidato do PMDB a prefeito do Recife, Raul Henry, filmado ao vivo no estádio ao lado do senador Jarbas Vasconcelos. Eles torciam juntos pela vitória do Leão. Com mais duas dessas, Raul decola.
Sem adversário - Em Vertentes, o prefeito Romero Leal (PSDB), que disputa à reeleição, ainda não tem adversário definido. Fala-se na possível candidatura do ex-prefeito Ozael Cavalcanti (PTB), que devido a problemas familiares não tem revelado apetite político. Se conseguir viabilizar as obras do PAC, Leal acabará candidato único.
Curtas
VASSOURADA - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Pesada, Aldo Amaral, protestou, ontem, contra a demissão dos primeiros 150 operários nas obras de terraplenagem da refinaria. A previsão é cortar mil trabalhadores.
TUCANO REBELDE - Em Petrolina, o PSDB local não anunciou ainda o apoio ao candidato do PMDB, Júlio Lóssio, porque o ex-candidato a prefeito, Luis Eduardo, não se curva às decisões e orientações do diretório estadual tucano.
JOSUÉ DE CASTRO - Além de ser o primeiro parlamentar a usar a tribuna da Câmara para tratar do centenário de Josué de Castro, Edgar Moury Fernandes (PMDB) aderiu à campanha para conclusão da biblioteca do escritor no Centro.
'Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte'. (Provérbios 14-12) Escrito por Magno Martins às 06h53
Nenhum comentário:
Postar um comentário