quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Coluna da Folha"








Coluna de hoje na Folha
Sem DNA socialista

A composição da chapa do candidato do PT a prefeito do Recife, João da Costa, tendo o ex-vereador Waldemar Borges na vice, se consolidada, encerra mais uma novela na sucessão municipal no bloco governista. A rigor, a escolha de Borges não garante o envolvimento efetivo do governador na campanha. Primeiro, porque o nome indicado não tem histórico de vida partidária na legenda socialista e não conta com a simpatia do bloco governista, que preferia o presidente estadual Milton Coelho, este, aliás, não descartado ainda do processo. Waldemar Borges não tem digital nem coração socialista, nem tampouco eduardista. Na condição de neo-socialista, na campanha passada, ainda militando no PPS, foi um jarbista ardoroso. E quando Arraes e o governador enfrentaram a pior fase política, respondendo ao processo dos precatórios, o mesmo Waldemar estava do outro lado, integrando as mesmas fileiras do senador Jarbas Vasconcelos, em razão da sua fidelidade ao ex-senador Roberto Freire, hoje suplente de Jarbas. Portanto, mesmo catando com uma boa lupa, seria impossível encontrar DNA socialista no vice de João da Costa. A escolha de outro nome, como Milton Coelho, João Arraes ou Syleno Ribeiro, aí, sim, representará o engajamento efetivo do governador na campanha do Recife.

USO DA MÁQUINA – O festão organizado para hoje, a fim de comemorar a cidadania do prefeito João Paulo jamais poderia ser custeado pelos cofres municipais, conforme descobriu, ontem, o vereador Gustavo Negromonte (PMDB). Nem, igualmente, deveria custar a bagatela de quase meio milhão de reais, com um show popular no Marco Zero. Mas, como estamos em ano eleitoral e, portanto, o prefeito quer dar ao evento visibilidade ao seu candidato do coração, paciência!

A estrela de Jungmann -
O Departamento Intersindical de Ação Parlamentar – Diap – já colocou na fornalha a nova lista dos 100 parlamentares mais influentes do parlamento brasileiro. E o pernambucano Raul Jungmann (PPS), candidato a prefeito do Recife, mais uma vez está entre os primeiros. Sua estrela continua a brilhar na cena nacional.




O concurso da chacota
O prefeito de Afrânio, Adalberto Cavalcanti (PTB), promoveu um concurso público, já contestado pelo Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, que ainda lhe dará muito dor de cabeça. Um dos classificados em primeiro lugar, por exemplo, não acertou escrever corretamente uma só palavra das 10 ditadas na prova de português. Mesmo assim, já foi nomeado para um cargo de chefia na Prefeitura.

Turismo religioso

O prefeito de Paudalho, José Pereira de Araújo, foi recebido, ontem, pelo governador Eduardo Campos, em companhia de Dom Severiano, bispo da Diocese de Nazaré da Mata. Em pauta, a discussão de política de incremento do turismo religioso na área de São Severino dos Ramos, hoje o segundo maior do Nordeste.


Não muda nada -
Reviravolta na escolha do candidato a prefeito de Arcoverde, no sertão pernambucano. O candidato da oposição não será mais o ex-vereador João Justino, presidente do PSB, mas o vereador Caetano Neto. No enfrentamento a Zeca Cavalcanti (PTB), que tem mais de 70% de aprovação, é o mesmo que trocar seis por meia dúzia.

Curtas

BRIGA FEIA – Em Petrolina, o deputado Gonzaga Patriota, que disputa a indicação do PSB com o prefeito Oracy Amorim, já publicou no Diário Oficial a data da convenção. Será em 15 de junho, à revelia do prefeito, que vai recorrer.

NA LISTA NEGRA – A Prefeitura do Recife aparece na lista negra do Ministério da Educação entre as capitais que podem perder recursos para manutenção do transporte escolar. O prefeito tem apenas 15 dias para recorrer.

MAKRO – Petrolina é a cidade sertaneja que mais abre oportunidades de emprego. Na próxima semana, a rede Makro abre uma filial no município e com isso gera de imediato mais 100 empregos diretos. É a Califórnia brasileira.


'Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força'. (Provérbios 21-5)
Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário: