Coluna de hoje na Folha

O presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, Benjamim Steinbruch, anunciou, ontem, no Recife, ao lado do governador Eduardo Campos, a instalação de uma usina siderúrgica no Estado, que vai processar 3,5 milhões de toneladas de minério de ferro/ano ao custo de US$ 6 bilhões.
No momento em que aparece como o segundo melhor gestor estadual avaliado no País, não haveria notícia mais animadora para o governador. Amigo do senador Sérgio Guerra, que participou da cerimônia, Steinbruch não fez a opção gratuita por Pernambuco.
Pesou na sua decisão, dentre outros fatores, a infra-estrutura de Suape, a localização geográfica e, principalmente, o boom econômico que o Estado vive hoje. É certo que o governador deve ter oferecido outras vantagens, que acabaram sendo marcantes na tomada de posição do empresário.
Com a chegada da siderúrgica Pernambuco passa a contar com três grandes projetos alavancadores da sua economia - sendo os dois restantes a refinaria e o estaleiro da Camargo Corrêa.
São empreendimentos geradores de empregos e, mais do que isso, âncoras na atração de outros grandes investimentos que poderão ser atraídos em direção ao porto de Suape. Há muito, Pernambuco não recebia tantas notícias boas. O Leão do Norte parece que voltou a rugir.
JOÃO E ARMANDO - Na pesquisa sobre a sucessão em Ipojuca da Empresa Método, na qual o prefeito Pedro Serafim (PDT) lidera com 65%, foi feito também o cenário para o Senado em 2010 em cima dos quatro nomes que disputam as duas vagas na chapa de reeleição de Eduardo Campos. João Paulo lidera (PT) com 22.8%, Armando Monteiro Neto (PTB) é o segundo com 10.9% e Fernando Bezerra Coelho (PSB) e Inocêncio Oliveira (PR) aparecem abaixo da margem de erro - menos de três pontos percentuais.

Wolney coordena campanha - O coordenador-geral da campanha de José Queiroz (PDT), candidato a prefeito favorito em Caruaru, será o seu filho - deputado Wolney Queiroz. Habilidoso e com trânsito fácil em Brasília, Wolney deu provas da sua competência com a organização da convenção que homologou a candidatura do seu pai, no último fim de semana. O deputado coordenará, inclusive, o guia eleitoral.
No muro - O prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, que perdeu a convenção para Gonzaga Patriota, rompeu o silêncio, mas não confirmou se apoiará o candidato do PSB a prefeito. O secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra, estaria tentando convencer o ex-prefeito Augusto Coelho (PSDB) a ser a opção do grupo.

Curtas
ERRO 1 - Enfim, a Secretaria de Saúde reconheceu, ontem, que errou na contabilidade dos recursos repassados pelo programa Gestão Plena à Prefeitura de São José do Egito. A nota é assinada pelo diretor-executivo, Cláudio Duarte.
ERRO 2 - Nela, Duarte garante que não foram constatadas divergências entre os valores produzidos dos efetivamente pagos. Para o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, ficou provado que o município não cometeu ilegalidade.
MACHADOS - Candidato à reeleição, o prefeito de Machados, Manoel Plácido Filho (PMDB), faz, no próximo sábado, numa escola do município, a convenção que homologará sua chapa com José Francisco, o Biro, do PHS, na vice.
'O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita'. (Salmos 121-5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário