segunda-feira, 23 de junho de 2008


Coluna de hoje na Folha
Fernando, o grande derrotado

O grande derrotado em Petrolina com a vitória do deputado Gonzaga Patriota na convenção do PSB, ontem, frente ao prefeito Odacy Amorim, é o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. Na condição de patrono da candidatura de Amorim e o principal cacique do PSB no São Francisco, Fernando apostou todas as suas fichas.

Usou a máquina da Prefeitura e até o prestígio com o governador Eduardo Campos para massacrar Patriota, mas este resistiu bravamente, mostrando que, além de ter a preferência do povo, nas pesquisas, tinha o respaldo do seu partido. O revés de Fernando ratifica, na prática, como é difícil se transferir votos em política.

Ao ser divulgado, ontem, o resultado da convenção, o deputado estadual Geraldo Coelho, ligado a Fernando, chegou a falar em terceira via, admitindo a sua própria candidatura. Ele é filiado ao PTB e pode ser a terceira via em Petrolina, tendo em vista que Fernando e Patriota não se toleram e a briga já descampou para o campo pessoal.

Se o grupo de Fernando não se dobrar ao resultado da convenção, o secretário ficará muito mal na foto perante o governador e ao PSB. Afinal, ele fez juras de que respeitaria o resultado.

UNIÃO COM PDT – Com a vitória de Patriota em Petrolina é bem provável que, hoje, o pré-candidato do PDT a prefeito, Sargento Quirino, abra mão da disputa e se alie ao socialista. Se isso vier a ocorrer, o próprio Quirino pode ser o vice. As negociações devem começar amanhã, dia seguinte à convenção. O presidente do PDT, José Queiroz, é simpático ao entendimento e a ordem do governador Eduardo Campos é no sentido de agregar todos os partidos da base em torno do candidato do seu partido.

Choro da derrota - Sentindo o cheiro da derrota, o prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, chegou a se queixar do governador Eduardo Campos, ontem, três horas antes de o resultado ser anunciado. “Eu não merecia passar por isso”, queixou-se.


Luciano deve assumir secretaria - A retirada da candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira à sucessão e João da Costa, no Recife, não foi um processo fácil. O que se diz é que ele deve assumir uma secretaria no Governo Eduardo Campos. Já se fala na pasta de Saúde, para deixar o vice-governador João Lyra Neto com mais tempo para se dedicar a outras missões no Governo delegadas pelo governador. O tempo, que é o senhor da razão, dirá.

Moção de repúdio - Em encontro realizado em Caruaru, a União dos Vereadores de Pernambuco – UVP – colocou em votação uma moção de repúdio contra os deputados federais que votaram a favor da proposta que aumenta o número de vereadores em 10 mil e reduz o duodécimo. João Arraes e Jurandir Liberal, do Recife, votaram contra.

Mudança em Moreno - O governador Eduardo Campos convocou Adilson Gomes para uma missão política no seu Governo e abriu, assim, um entendimento entre os partidos da base para um candidato único a prefeito de Moreno. A tendência é a unidade se construir em torno do radialista Jorge Soares.


Curtas

NO PAJEÚ – Em Afogados da Ingazeira, o prefeito Totonho Valadares (PSB) manteve em sua chapa o vice-prefeito Augusto Martins. E ontem, em convenção, o PR, de Inocêncio Oliveira, oficializou a candidatura do médico Júnior Moura.

OLHEIROS – O PSB mandou quatro observadores para a convenção de Petrolina – João Arraes, vereador no Recife; Laura Gomes, vereadora em Caruaru; Adilson Gomes, secretário-geral do partido, e Gilberto Rodrigues, da Fundação Xingó.

VOZ DE FHC – O deputado Raul Jungmann, que jogou a toalha como pré-candidato do PPS a prefeito do Recife, vai ouvir antes o ex-presidente Fernando Henrique para decidir o seu destino no Recife. Ligado a Maciel, FHC pode pedir por Mendonça.

'Leia a Bíblia. Só Jesus salva! Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário: