Coluna de hoje na Folha
Só um retrato na parede
Pelo menos no futebol, Lula sabe o que é o sabor de uma derrota. Na final da Copa Brasil, quarta-feira, ele torceu tanto pelo Corinthians, derrotado pelo Sport, que ficou com torcicolo. Embora nascido em Pernambuco, o presidente esqueceu suas origens, não se contentou com a espetacular vitória de um time do Nordeste e foi para a cama com uma tremenda dor de cabeça.
Lula é um corintiano fanático e tem todo o direito de estar com dor de cotovelo. O que estranha é que não tenha tido nenhuma pontinha de orgulho por um time de Pernambuco ter dado um show de bola e entrado, definitivamente, para a elite do futebol nacional.
Perguntado, ontem, sobre o resultado do jogo, durante uma solenidade no Planalto, Lula baixou a crista e reconheceu a superioridade do Sport. Mas, da boca para fora. E pode anotar: ele deve receber em Palácio, nos próximos dias, a delegação do Sport para se redimir da torcida contra que fez.
A encenação faz parte do rito demagógico e oportunista da política. No fundo, Lula está doente e com ódio do Sport, porque o seu coração é corintiano e a sua alma paulistana. De nordestino, só lhe resta uma foto pendurada na sua parede quando garoto em Caetés. E nem dói, como a de Drummond de Andrade.
SAIU POR CIMA– Na eleição da lista sêxtupla para escolha do desembargador que ocupará a vaga do Quinto Constitucional da OAB, na semana passada, o grande vitorioso foi o grupo do ex-presidente Júlio Oliveira, que exerceu forte influência na eleição de cinco dos seis candidatos. Já o presidente Jayme Asfora, que se perdeu na organização do pleito, não conseguiu eleger nenhum dos seus três candidatos preferenciais – Márcio Jatobá, Fernando Guilherme e José Carlos Araújo.
Saia justa em Ciro - Por onde anda no Congresso, Ciro Gomes, casado com a atriz Patrícia Pilar, que faz o papel de Flora na nova novela das oito na Globo, já perdeu a paciência de ser forçado a responder a seguinte pergunta: no confronto entre Flora e Donatela (Cláudia Raia), quem está falando a verdade? “Nem eu próprio arriscaria um palpite”, brinca Ciro.
Petrolina: ganhos e perdas - O PSB adiou a convenção de domingo em Petrolina, para escolha do candidato a prefeito, marcada pelo grupo de Gonzaga Patriota, que participou do encontro, fez a sua defesa por escrito e oral e, ao final, aceitou o resultado. Patriota perdeu mais de 800 filiados, mas não o direito de disputar a convenção com o prefeito Odacy Amorim, como queria o secretário Fernando Bezerra Coelho.
Cadoca, a surpresa - O Governo não se surpreendeu com o voto contra do deputado Armando Monteiro Neto na votação do novo Imposto do Cheque. O presidente da CNI condena a sobrecarga de impostos e não enxerga na medida a solução para o caos na saúde. Para Lula, surpresa foi à abstenção do deputado Cadoca, dado como voto certo.
Barradas vice? - O pré-candidato do PTB a prefeito de Jaboatão, Paulo Rubem Santiago, propôs ao pré-candidato do PTB, Humberto Barradas, a recriação da Frente Trabalhista no município. Rubem sonha em ter Barradas na sua vice. Em Brasília, o pedetista também abriu entendimentos com o presidente estadual do PTB, Armando Neto.
Curtas
EDITAL SUSPENSO – Depois de uma nota publicada nesta coluna, o Detran suspendeu o edital para contratação de serviços na área de informática. A não permissão de consórcio prejudicou as empresas do Estado e favoreceu as de fora.
ELEIÇÕES – O Instituto Maurício de Nassau promove, hoje, às 19 horas, mesa-redonda sobre as eleições no Recife. Entre os debatedores, os cientistas políticos Adriano Oliveira e André Régis. Será no Business School, em Santo Amaro.
A VOLTA– Depois de implantar três pontes de safena e uma mamária com a equipe do doutor Egídio em São Paulo, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, regressa, hoje, ao município, mas só reassume em 30 dias.
'Você quer falar com alguém importante? Leve um presente, e será fácil? (Provérbios-18-16) Escrito por Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário