terça-feira, 3 de junho de 2008

"A política é a palavra de ordem"







Coluna de hoje na Folha
No caminho certo
Até o fechamento desta coluna, ontem, o governador Eduardo Campos (PSB) estava fortemente inclinado a remanejar o secretário de Saúde, Jorge Gomes, para o lugar de Ettore Labanca, que deixa, hoje, a pasta de Articulação Política. Para a Saúde, teria convidado o médico Antônio Figueira, do Instituto Materno Infantil de Pernambuco – IMIP.
Se confirmado, foi uma saída inteligente. Respeitado e com uma ligação histórica à família Arraes, Jorge Gomes tem capital político para dar continuidade ao trabalho que Labanca vinha exercendo com muita competência. Ao mesmo tempo, o governador passa a contar com um quadro de excelência no comando da Saúde.
Figueira, se não me falha à memória, foi convidado pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos para substituir Guilherme Robalinho e não aceitou. Os homens mudam e Figueira não foge à regra. Aproveitando esse pequeno ajuste, o governador precisa, entretanto, trocar uma ou duas peças que ainda não se engrenaram a equipe.
Ângelo Ferreira, da Produção Rural e Reforma Agrária, é um deles. Além de fraco é inoperante, enxergando a política agrícola com o olho obtuso de um político provinciano de Sertânia.
EM CARUARU – Jarbas Vasconcelos vai esperar a definição do candidato do ex-prefeito Tony Gel em Caruaru para saber que rumo o PMDB tomará no município. Ao receber, ontem, o prefeito Neguinho Teixeira, que vem sendo estimulado pelo presidente estadual do PSDC, Luiz Vidal, a tentar a reeleição, o senador ouviu mais do que falou, informando, no final, que passou o caso para ser analisado pelo presidente estadual da legenda, Dorany Sampaio. Dificilmente o PMDB deixará Tony Gel abandonado.
Carona equivocada - O deputado Paulo Rubem, candidato do PDT a prefeito de Jaboatão, acha que o petista André Campos está completamente iludido ao propagar aos quatro cantos que somente o apoio de Lula será suficiente para elegê-lo. Em 2004, segundo Rubem, Newton Carneiro se elegeu sozinho, mesmo Lula em alta.




De olho em Olinda - O presidente do PTB estadual, Armando Monteiro Neto, disse, ontem, que, no tempo certo, vai sentar com o candidato trabalhista em Olinda, Arlindo Siqueira, para discutir o processo sucessório municipal. Há muita gente apostando que Armando tende a convencer Siqueira a jogar a toalha, mas o deputado nega. Armando embarca hoje para Portugal e na volta bate o martelo em Olinda.

Bancada contra - Boa parte da bancada de Pernambuco tende a votar contra a proposta de criação da Contribuição Social para a Saúde – CSS, a chamada nova CPMF. O Governo quer colocar a matéria em votação amanhã, mas com medo de ser derrotado, já teria recuado. A orientação é só votar com 450 parlamentares em plenário.

Chapa de Tony - Se não houver fato novo, o candidato do ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel (DEM), será o secretário de Saúde, Oscar Capistrano, com a secretária de Educação, Vânia Porto, na vice. Ambos terão que renunciar até amanhã, conforme obriga a lei de desincompatibilização. É possível que Gel inverta a chapa, pondo Vânia na cabeça.



Curtas

FIM DO BARBEIRO – Em Machados, o prefeito Manoel Plácido Filho (PTB), que disputa à reeleição, zerou o número de casas de taipa. As últimas 40 foram demolidas e em seu lugar erguidas habitações de alvenaria.

IBIMIRIM – O Palácio resolveu investir na candidatura do socialista Gilson de Deus em Ibimirim, no Sertão. Ali, os demais candidatos fazem oposição ao Governo Eduardo Campos, cuja avaliação positiva supera a casa dos 60%.

ENTRE OS HOMENS – Única mulher na briga pela vaga de desembargadora do Quinto Constitucional da OAB, Virgínia Galvão diz que a tímida presença feminina não reflete a participação da mulher na militância.

'Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer'. (Provérbios 23-16)

Nenhum comentário: