quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"Blog do Magno"



Coluna de hoje na Folha
O tropeço de Aécio

Na política, ninguém canta de galo a vida inteira nem o tempo todo. Que o diga o mineiro Aécio Neves (PSDB), apontado o governador mais popular do País e que está na iminência de sofrer um tremendo revés eleitoral em Belo Horizonte, com profunda repercussão na eleição presidencial de 2010.
Ele pensou que elegeria até um poste prefeito da capital das alterosas, levou um baque no primeiro turno e a pesquisa do Ibope de ontem já aponta o peemedebista Leonardo Quintão com 18 pontos na frente de Márcio Lacerda, o poste. Há semelhanças da eleição de BH com a do Recife. Na capital mineira, a força do voto, o prestígio e a popularidade pertencem conjuntamente ao governador e ao prefeito Fernando Pimentel, que se juntaram.
Na união dos dois, que parecia impossível, eles inventaram uma péssima candidatura, a do ex-auxiliar do ministro Ciro Gomes na Integração. Lacerda é rico, mas ruim de voto. Não tem carisma nem identidade com o povo. No caso do Recife, João Paulo, o dono dos votos, foi acusado de inventar um candidato. Só que, diferente de Lacerda, João da Costa, o afilhado, em pouco tempo conquistou a confiança do povo com competência, conhecimento dos problemas da cidade e se revelou, por fim, num grande quadro político.
NA HABITAÇÃO – O prefeito eleito João da Costa confessou a um aliado que convocará Carlos Gueiros ou Antônio Luiz Neto, ambos do PTB, para ocupar uma pasta no seu governo. Se o preferido for Gueiros, este ficará com a Secretaria de Habitação. Com isso e a possibilidade de Mozart Sales, primeiro suplente da bancada do PT, vir a ser secretário de Educação, o vereador Henrique Leite (PT), não reeleito e terceiro suplente, pode continuar exercendo o seu mandato na vaga de Gueiros ou Luiz Neto, integrantes da mesma coligação.

Marta estimula baixaria - A campanha em São Paulo virou uma baixaria completa depois que a petista Marta Suplicy insinuou na Band que o prefeito Kassab era gay. Nas ruas, cabos eleitorais da ex-ministra hostilizam eleitores do democrata com ataques homofóbicos impublicáveis.




Transição tranqüila em Petrolina - O prefeito eleito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), já escolheu o coordenador da equipe de transição. É o administrador de empresas Patrício Salgueiro, um dos coordenadores da sua campanha. Numa conversa informal com o prefeito Odacy Amorim (PSB), Lóssio disse que sentiu bastante abertura para um processo de troca de informações rápido e sem burocracia.

Casa própria - O presidente da Cehab, Jorge Carrero, já tem recursos assegurados para tirar do papel 20 mil casas populares, mas até março de 2010 sua meta é atingir 30 mil unidades. Ele está aguardando apenas o sinal verde do governador Eduardo Campos para inaugurar uma penca de casas prontas, começando por Afogados da Ingazeira.

Reforma no Cabo - O prefeito do Cabo, Lula Cabral (PTB), que na semana que vem recebe uma ajuda de R$ 15 milhões do Estado, para abastecimento da área urbana da praia de Gaibu, admitiu, ontem, que fará profundas mudanças na sua equipe e uma reforma administrativa. “Queremos enxugar a máquina e injetar sangue novo”, afirmou.

Curtas

GENEROSO – Ao fazer, ontem, no Recife, uma avaliação da sua reeleição em Serra Talhada, o prefeito Carlos Evandro (PR) desatacou o apoio de Eduardo Campos. “O governador tem sido generoso com Serra Talhada”, diz.

NA EQUIPE– João da Costa tem enorme apreço pelo vereador não reeleito Luiz Helvécio, do PT, e deve aproveitá-lo na sua equipe. Na Câmara, Helvécio fez um excelente trabalho como presidente da Comissão de Meio-Ambiente.

JABOATÃO – O deputado Pastor Cleiton Collins (PSC), que desistiu da disputa para prefeito de Jaboatão em apoio a André Campos (PT), disse que, apesar da derrota, manterá suas emendas para o município no orçamento estadual.


'Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança'. (Proverbios 23-17,18) Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário: