quinta-feira, 23 de outubro de 2008

"O buraco contaminado"


As fotos clicadas pelo amigo Tárcio José, eterno defensor do meio ambiente, da cultura e exemplar filho(dias desses, emocionei-me ao vê-lo, de forma singela mais com elevado carinho e afeto, beijar a face da sua genitora, enferma, como bebê que saboreia o primeiro leite das tetas da mãe após o nascimento), precopou-me um tantum quantum.

Vemos pessoas pescando nos poços da Vila Bom Jesus(onde batem tijolos) nas águas restantes do inverno intenso do ano em curso, acumulada, muitas vezes para saciar a nossa sede e em outras, para amenizar o nosso sofrimento com a produção de alimentos. Trouxe-me a foto, um retrospecto da minha infância quando o Rio Pajeú e seus Riachos afluentes não recebiam a poluição que hoje lastreia os seus leitos, "in casu", o Riacho da Patrona que inclusive recebe as águas vindas do LIXÃO, quando das chuvas.

No caso em tela, a minha preocupação advém de um ato que o classifico como irresponsável pela administração atual do nosso município. A Prefeitura Municipal de Tuparetama, na ânsia eleitoral em obter êxito no ano de 2.006, elaborou projetos que contemplou o "Bairro da Maria" com o sistema de esgotamento residencial. Comprou o terreno para construção de uma "Lagoa", talvez de estagnação ou tratamento, cercou-a de arame farpado e com uma retro-escavadeira "cavou um buraco" para que neste fosse depositado todo o material coletado pelas redes de esgotos das diversas ruas.

Assim procedendo, a "LAGOA", que recebe "dejetos humanos e os demais materiais carreados pelo coletor", joga tudo que coleta neste buraco a Céu aberto e sem nenhum tratamento.

Diante das fotos(tenho certeza que foram elaboradas já com a precupação do seu fotógrafo), pasmo fiquei pois aqueles pescadores estão pescando peixes nas águas vindas da "LAGOA" que acumula o material coletado, isto é, dejetos humanos, restos de comidas, lixo e outros meios degradantes do meio ambiente por falta de uma gestão junto ao "BURACO DE MERDA"(assim chamado pelos moradores do Bairro da Maria), que agride a população que ali reside, exalando cheiro insurportável, proliferando a produção de moscas e insetos e principalmente quando da alta temperatura(ao meio dia, hora de almoço), deixa revoltado a todos por não poderem saborear o almoço sem sentir a "catinga" do material que está acumulada em tal buraco.

Portanto, esta água não poderia nem ser usado para "bater tijolos", imgine ser produtora de alimentos para a população.

Os peixes que ali são pescados receberam a água vinda do citado "BURACO DE MERDA" existente no Bairro da Maria na Vila Bom Jesus e consequentemente estão contaminados pelo despejo "in naturo" do esgotamento do citado bairro.

Agora diga-me: de quem é a culpa? Quem construiu o BURACO para acumulação do esgoto e não cumpriu o Projeto ou as recomendações ambientais?
Com a palavra o Ministério Público de Tuparetama


(Por: Joel Gomes - às 12:10h)

Nenhum comentário: