Coluna de hoje na Folha de 28/11/2.008
João fortalece PTB
Ao emplacar a Secretaria de Serviços Públicos, conforme antecipei, ontem no meu blog, com orçamento em torno de R$ 280 milhões, o PTB parte fortalecido na montagem do secretariado do prefeito eleito João da Costa. Integram a pasta, cujo nome indicado é o presidente do CREA, Roberto Muniz, núcleos estratégicos na gestão social e política, como a Emlurb, Cisurb, CTTU e a Guarda Municipal.
No atual governo, Serviços Públicos se constitui num feudo da corrente petista liderada pelo secretário estadual de Cidades, Humberto Costa, que não sabe ainda qual o tamanho do minifúndio que ocupará na próxima gestão municipal. Detentora de uma posição privilegiada, a legenda trabalhista, por sua vez, tem chances, ainda, de manter o controle das pastas de Administração, ocupada por Fernando Nunes, e Habitação, por Isabel Viana, que sucedeu José Humberto, hoje superintendente do Prodetur no Estado.
Se isso se confirmar, o prefeito eleito que prepare o lombo para receber pressões dos demais partidos aliados, a começar pelo deputado Inocêncio Oliveira, que, além de já ter pedido a permanência de José Marcos em Saneamento, aguarda com expectativa sinalizações para ocupar outra pasta. Como João da Costa já escolheu 40% da equipe, conforme ele próprio anunciou, restarão poucas opções para acomodar o PR.
QUEM FICA – João da Costa guarda a sete chaves o secretariado, mas dos atuais integrantes do primeiro escalão devem ser mantidos Lygia Falcão (Gestão Estratégica e Comunicação), Amir Schvartz (Planejamento), José Marcos (Saneamento), Samuel Oliveira (Turismo), Elísio Soares (Finanças) e Roberto Peixe (Cultura). Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico passarão por mudanças e Administração e Habitação dependerão das negociações com o PTB.
Dois pesos, duas medidas - Quando ocorrem calamidades no sul, Lula abre as torneiras da liquidez palaciana numa velocidade de causar inveja. Basta ver o tratamento dado a Santa Catarina. Mas quando se trata de Nordeste faz ouvidos de mercador. Que o digam os flagelados da seca.
Queiroz adoça a boca de Lyra - prefeito eleito de Caruaru, José Queiroz, anunciou, ontem, sete secretários, entre os quais o de Finanças, Alexei Lyra, auditor da Fazenda estadual. Aliado de primeira hora, o vice-governador João Lyra Neto (PDT) foi contemplado com as pastas de Turismo, com a escolha do seu chefe de gabinete, José Pereira, e Serviços Urbanos, que ficou com José Carlos Menezes, seu ex-secretário.
Chesf é nacional - O presidente da Chesf, Dilton da Conti, anuncia, nos próximos dias, o maior lucro da história da estatal, que há muito deixou de vender energia apenas para o Nordeste. Enquanto Pernambuco corresponde apenas a 7,5% do faturamento da empresa, o Estado de São Paulo já bateu a casa dos 20%. Dilton é um craque!
Prefeito mentiu - A prefeita de Bonito, Lúcia Heráclio (PMDB), diz que o prefeito eleito Ruy Barbosa (PSB) mente quando informa que herdará o caos. “Ele vai receber uma prefeitura estruturada”, garante. Quanto à transição, afirma que o processo é tão verdadeiro que o representante do futuro prefeito é o seu cunhado – José Pinheiro.
Curtas
LEMBRADOS – Dois vereadores não reeleitos em Caruaru foram aproveitados pelo prefeito eleito José Queiroz em sua equipe: o trabalhista Marcos Casé, que administrará a Ceaca e Gilberto de Dora, que assume uma diretoria na Saúde.
NA SAÚDE – Em Limoeiro, o prefeito eleito Ricardo Teobaldo (PSDB) escolheu o ex-diretor do Lafepe, Orlando Jorge, para tocar a Secretaria de Saúde. Trata-se de uma cara conhecida. Jorge já dirigiu a Gere do Agreste Setentrional.
TROCA – Se o PMDB sair do controle do senador Jarbas Vasconcelos, o secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho, que hoje milita no PSB, pode fazer mais uma troca de partido para viabilizar sua candidatura a senador.
"Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama". (Provérbios 22-3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário