quarta-feira, 24 de dezembro de 2008


Coluna de hoje na Folha
Um grito no Sertão

Ibimirim, no alto sertão pernambucano, seria, hoje, a Canaã (terra prometida) do Nordeste se o Governo Federal não tivesse abandonado por 10 anos o projeto de irrigação Moxotó, em Poço da Cruz, o maior manancial de Pernambuco, com 500 milhões de metros cúbicos de água. Mas ali, onde 600 km de canais levam água para irrigar áreas de 700 colonos, o que seria a redenção para 15 mil famílias, que poderiam ter uma renda anual de R$ 90 milhões, virou um inferno.

Alegando a existência de lotes irregulares, o DNOCS passou a empreender uma política de perseguição, tomando terras a força e sob a intimidação da Polícia Federal. Insatisfeitos e humilhados, cerca de 300 colonos foram às ruas, ontem, protestar contra o descaso do governo.

Exaltado, o padre Marcos, prefeito do município pelo PSDB, chegou a afirmar que o DNOCS virou um antro de corrupção e prometeu acampar na sede do órgão com os colonos até que o Governo regularize os lotes, onde se produz frutas e milho. Portando faixas e exibindo instrumentos de trabalho, os colonos encerraram o protesto em frente à sede do DNOCS.

Três dos 70 inicialmente listados pelo DNOCS já foram forçados a deixarem seus lotes. Há um clima de revolta e insatisfação, até porque ninguém da direção do órgão se manifesta sobre as desapropriações, que no entender dos colonos, são arbitrárias e sem amparo legal.

O LUNÁTICO – O prefeito de Jaboatão, Newton Carneiro (PRB), pirou de vez. Numa entrevista a uma emissora de rádio, ontem, afirmou que será candidato a governador em 2010, tendo como uma das suas principais bandeiras reestatizar a Celpe. “Em dois anos, eu tomo a Celpe dos espanhóis”, garantiu. O lunático Newton deveria aterrissar e explicar as razões de tanto escândalo em sua gestão e por que não fez uma transição correta para o prefeito Elias Gomes (PSDB).

Até dentadura - Um dia após ser diplomado, o prefeito de Bom Jardim, João Lira (PPS), terá que responder na justiça a um processo de cassação do seu mandato pelo DEM. Entre as acusações, a de que distribuiu colchões e sacos de dentadura.

Reclamando de barriga cheia - Ao anunciar o secretariado, o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos Oliveira (PDT), reclamou que o município é discriminado e que nunca havia conseguido marcar uma audiência com o governador Eduardo Campos. Ao final, apelou à ironia informando que iria recorrer ao deputado Inocêncio Oliveira para intermediar um encontro com o governador. Presente, o deputado Izaias Régis não deu um pio.

O bombeiro - O secretário de Cidades, Humberto Costa, tem agido como bombeiro para levar o PT unido à eleição para presidente da Câmara do Recife. A pedido do prefeito eleito João da Costa, o ex-ministro entrou em campo para demover Jurandir Liberal, que integra seu grupo, da idéia de bater chapa com Múcio Magalhães.

Marketing elogiado - Na confraternização com a mídia, João Paulo se derramou em elogios à agência Makplan, de Marcelo Teixeira e José Nivaldo Júnior, que, segundo ele, conduziu o marketing da sua gestão por oito anos de forma discreta e eficiente. A dupla que toca a Makplan, aliás, fez a campanha vitoriosa de Campina Grande (PB).

Curtas

NEM PORCOS – O kit do Natal sem Fome do programa Fome Zero foi distribuído em Afogados da Ingazeira com um feijão de quinta categoria, que nem porcos comeriam, segundo um grupo de mulheres que fez a denúncia na Rádio Pajeú.

VAI DEMORAR– No encontro que teve, ontem, com a bancada do PT na Câmara, o prefeito eleito João da Costa deixou a entender que só avançará no segundo escalão depois de resolver o impasse com relação à eleição na Câmara.

GALERIA – Dentro das comemorações dos 173 anos de emancipação de Salgueiro, a prefeita Creuza Pereira reabre o museu Levino Nunes de Alencar e inaugura a galeria dos ex-prefeitos com quadros pintados à tinta e óleo. Boa sacada!

'Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espirito do que o que toma uma cidade.' (prov. 16:32)

Nenhum comentário: