quinta-feira, 27 de março de 2008

"Blog do Magno"




27/03/2008
Coluna de hoje na Folha
Pai dos pobres e dos ricos
Lula arrotou arrogância no seu discurso, ontem, no Recife, quando cantou vitória antes do tempo, afirmando que elegeria seu sucessor em 2010. Se fosse ele o candidato, tudo bem! E as pesquisas já indicam isso. Acontece que o presidente não tem candidato e batizou a ministra Dilma de mãe do PAC para ver se dar certo.
As chances de ela cair no gosto popular são mínimas. Não tem carisma nem simpatia. É tida como uma chata no núcleo duro do governo e não faz o menor sacrifício para mudar sua postura, extremamente centralizadora. Não há um só petista que enxergue futuro no balão de ensaio de Lula.
É por isso que, nos últimos dias, o fato mais comentado em Brasília é a transferência do governador de Minas, Aécio Neves, do PSDB para um partido da base governista, com o único propósito de ser ungido candidato chapa branca ao Planalto. Lula acha que elege um poste, porque dá dinheiro para 12 milhões de famílias sem exigir meia hora de trabalho.
Sua reeleição foi produto dessa farra eleitoreira com o dinheiro público. Deu tão certo que já inventou mais dois programas nessa linhagem. Quer passar à história como o pai dos pobres. Tem tudo para ser, também, o pai dos ricos. Afinal, neste País banqueiro nunca ganhou tanto dinheiro.
A VOZ DE CIRO - Ciro Gomes disse, ontem, a este colunista, em Brasília, que estará amanhã no Recife para uma conversa sobre sucessão presidencial com o governador Eduardo Campos. Ele considerou uma “barriga” (notícia falsa) a matéria da Folha de São Paulo, domingo passado, informando que Eduardo estaria sonhando em ser candidato a vice-presidente da República e aceitaria até se compor com o candidato do PSDB, José Serra. “Nunca vi tamanha maluquice”, observou.

Discípulo do governador - Na mesma conversa, Ciro Gomes revelou que o repórter que assinou a matéria na Folha de São Paulo tem uma “peitica” com o governador pernambucano, trabalha e torce para que haja uma cisão dele (Ciro) com Eduardo. “Mas, pode escrever: ninguém será capaz de conseguir isso. Eu sou discípulo do meu presidente”, disse, referindo-se a Eduardo.
Correu da lavagem - O prefeito de Limoeiro, Luiz Raimundo, que era uma das apostas bem-sucedidas do DEM nas eleições deste ano, jogou a toalha depois de receber uma pesquisa que não tem a menor chance de reeleição. Politicamente, concluiu que está fragilizado, pois a oposição se uniu contra ele. A pá de cal, porém, foi uma entrevista do governador dando apoio a Ricardo Teobaldo.
Olha lá, Lula! - O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse, ontem, em tom de alerta ao Planalto, que a oposição sempre respeitou o presidente e nunca apelou para a tática do dossiê contra a família presidencial. E mandou um recado a Lula: “Essa padrão é perigoso, de maneira especial para quem está no governo”. Dilma já negou o dossiê.
O terceiro - Cadoca comemorava, ontem, os resultados do seu trabalho como um dos relatores setoriais do OGU. Pernambuco, segundo ele, foi o terceiro Estado mais contemplado com emendas de bancada para investimentos em obras estruturadoras. Algo em torno de R$ 450 milhões. Resta saber se Lula abrirá mesmo as torneiras!
Curtas
ZEROU? - Os fornecedores do Estado começam a sentir que o caixa deixado pelo governo passado zerou. A Copergás, por exemplo, já tem faturas atrasadas com a Petrobras e a Compesa não paga em dia seus parceiros comerciais.
NÃO DISPUTA - Um influente ministro garantiu, ontem, que Lula não sai candidato ao Senado por Pernambuco nas eleições de 2010. “Seu projeto é concluir o mandato”, afirmou. Para ele, a notícia não passa de mera especulação.
NOS BAIRROS - O candidato do PTB a prefeito de Olinda, Arlindo Siqueira, começa, hoje, por Rio Doce, a discussão do seu programa de governo junto às lideranças sociais dos bairros mais populosos da cidade. Uma boa sacada!
"O SENHOR reina no céu com poder. A sua força é maior do que a fúria do oceano e mais poderosa do que as ondas do mar". (Salmos 93-4) Escrito por Magno Martins às 06h48

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Magno Martins é um jornalista menor que só reproduz o que a imprensa elitista, sulista, preconceituosa e adversária do governo Lula publica. Joel, copiar e divulgar as notícias publicadas no blog de Magno é um desserviço aos seus leitores.