domingo, 13 de abril de 2008

"A espera de um bom exemplo"


No Ceará, precisamente na cidade de "Caucaia", região metropolitana de Fortaleza, afastou-se 14 vereadores, assumindo em seus lugares os 14 suplentes. Até ai tudo bem. Os suplentes, garantidos por Lei, assumiram. Em seguida, afastou-se 11 dos 14 suplentes que assumiram pois estavam envolvidos em "falcatruas" de contratações de veículos terceirizados para "servirem" aos parlamentares daquela Casa de Leis de Caucaia, inclusive o Presidente "Deuzinho"(meu conhecido de Congressos), que também é Presidente da UVC - União dos Vereadores do Ceará, entidade representativa dos Parlamentares Municipais daquele Estado(deveria dar bom exemplo).


Aqui, como lá, não é diferente. O atual prefeito de Caruaru, "Neguinho", que assumiu esta semana a vaga de Tony Gel, foi denunciado pela Comissão de Ética da Câmara e o TCE - PE também o condenou a devolver mais de n0venta mil reais, por usar diárias com o dinheiro do legislativo municipal em viagem turísitca a Agentina.

Vejamos alguns escândalos praticados por vereadores:

Justiça afasta 8 vereadores de Guarujá acusados de “mensalinho”
O juiz Valdir Ricardo Lima Pompeo Marinho, da 3ª Vara Judicial do Guarujá, concedeu nesta sexta-feira (20/10) liminar determinando o afastamento de oito vereadores da Câmara Municipal da cidade (no litoral de São Paulo). Foram afastados Gilson Fidalgo Salgado (PMDB), Honorato Tardelli Filho (PFL), Joaci Cidade Alves (PTB), Marcos Evandro Ferreira (PSB), Mário Lúcio da Conceição (PFL), Nilson de Oliveira Fontes (PMDB), Sirana Bosonkian (PDT) e Helder Saraiva de Albuquerque (PP).

Câmara recebe gravações do escândalo de vereadores:
A Comissão de Ética da Câmara de Londrina recebeu nesta terça-feira (12) as gravações de escutas telefônicas que são provas processuais de acusação contra cinco vereadores da atual legislatura. Eles são acusados de concussão (crime de extorsão praticada por funcionário público) e formação de quadrilha.

Vereadores devolvem dinheiro ao município:
O salário de um vereador em Divinolândia é R$ 730
Após os escândalos envolvendo a utilização de dinheiro público no custeio de despesas com viagens internacionais pagos pelas Câmaras de Vereadores de várias cidades do Brasil, uma casa em particular dá uma lição de honestidade e compromisso com a sociedade. O que aparentemente é excessão se tornou regra na cidade de Divinolância, em Minas Gerais.

Vereadores são investigados sob a acusação de crime sexual da Agência Folha, em Campo Grande: A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual investigam se os vereadores de Campo Grande Robson Martins (PSDB) e César Disney (PT) cometeram estupro e atentado violento ao pudor contra a adolescente D.N.M, 13.Os vereadores pediram ontem afastamento do cargo por 120 dias. Eles negam que tenham abusado sexualmente da adolescente.

Não se quer com a matéria, desclassificar os Parlamentares Municipais, entretanto, discorrendo sobre as Casa Legislativas maiores, o Congresso Nacional e o Senado, que deveriam pautar-se em lisuras pelos seus representantes, atropelam a ética e derrubam as suas condutas na sarjeta da "roubalheira, desvios de verbas, propinas, compra de legendas, recebimento de benefícios para funcionamento de restaurantes no Congresso, dolares em cueca, malas de dinheiro, presentes como um Jeep Land Rover....", ou seja, uma infinidade de "descasos" referenciais que afundam ainda mais a confiabilidade do povo nos representantes.

Há de convir, evidentemente, que existem homens públicos de conduta ilibada, probos, que merecem, sim, a nossa confiança. Apenas para ilustrar a matéria, citamos PEDRO SIMON(PMDB/RS) que durante toda a sua vida pública nunca sofreu acusações que o desvirtuasse da sua conduta e da sua pretensão de bem representar o povo brasileiro.

Mas, existe uma característica primordial que deverá ser analisada. De quem é a culpa? Do político ou do eleitor?
Pense antes de VOTAR!!!
(Por: Joel Gomes - às 16:08h)

Nenhum comentário: