quarta-feira, 30 de abril de 2008

"Um novo modelo com mais abertura"



OAB discute novo Código de Ética dos jornalistas
O presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cezar Britto, participa hoje de um debate sobre o novo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros: "Possibilidades e Limites". A discussão é promovida pelo Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindjor) e acontece a partir das 19 horas na Sociedade Semear, em Aracaju. Também participam dos debates o jornalista Cleomar Brandi e o professor-doutor da Universidade Federal de Sergipe, Carlos Franciscato.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) concluiu, em agosto do ano passado, o processo de revisão do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, durante seu Congresso Nacional Extraordinário, realizado em Vitória (ES), com delegados de 23 estados, incluindo Sergipe. No congresso, os delegados discutiram e formalizaram uma versão final do documento, que substituiu um código de 21 anos.
"Temos um Código de Ética revisado depois de 21 anos, e muitos sequer sabem que nós, jornalistas, temos um código de conduta profissional, inclusive muitos jornalistas. Por isso a importância de estar debatendo esse tema com a sociedade, com estudantes de comunicação e profissionais de jornalismo", disse o presidente do Sindjor, George Washington.
No seu entendimento o novo código traz avanços, mas também tem suas limitações, "que passam pela própria inexistência de um Conselho Federal dos Jornalistas". Da Agência Nordeste.

Nenhum comentário: