segunda-feira, 19 de maio de 2008

"Blog do Magno"







Coluna de hoje na Folha
O balé está morrendo

Foi chocante, deprimente e lamentável tomar conhecimento, ontem, no Globo Comunidade, da competente Beatriz Castro, que o Balé Popular do Recife padece por falta de apoio.

Ao completar 30 anos difundindo o que há de mais expressivo nas manifestações culturais da região, tendo chegado a mais de 40 países, inclusive Estados Unidos, China e Japão, o grupo não se pode dar ao luxo de ter sequer uma sede própria.

Aliás, o aluguel do prédio que guarda a indumentária dos seus integrantes e faz seus ensaios, está atrasado há sete meses. Cadê o poder público, meu bom Deus, que não enxerga uma situação de miséria dessas?

É por essa e outras que o turismo do Estado continua patinando, esmagado pela Bahia, que sabe valorizar talento, seriedade e amor aos mais ricos instrumentos de difusão da arte de sua gente. O Balé Popular do Recife é um dos maiores patrimônios vivos do Nordeste.

Com ele, o País popularizou o pastoril, o carnaval, o forró, o maracatu, o bumba-meu-boi, enfim, o que há de mais tradicional da nossa rica cultura popular. Se o Governo não despertar, o País perderá um dos seus ícones culturais.

LEI SECA – Ninguém deve deixar de ler na Veja a entrevista do sociólogo Hugo Acero, o pacificador de Bogotá. Ex-secretário de Segurança da capital colombiana, ele mostra a fórmula que adotou para reduzir em 70% a taxa de homicídios daquela que era então uma das cidades mais violentas do mundo. Acero não inventou a roda. Aliou apenas medidas de repressão a iniciativas de desenvolvimento social. Com a lei seca, que Eduardo acabou no Estado, o número de homicídios foi reduzido em 8%.

O fogo amigo - Uma fonte ligada ao Palácio das Princesas já sabe quem está agindo nos bastidores para criar animosidade entre o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, e um integrante da sua equipe. Trata-se de um parlamentar neo-republicano, que caiu de pára-quedas no PR e sonha acordado em ocupar a sua pasta.

Queiroz, o pai do São João - As grandes campanhas publicitárias do São João do Nordeste completam este ano 25 anos de divulgação ininterruptas. Foi deputado José Queiroz, então prefeito de Caruaru em 1983, quem deu o pontapé inicial com o slogan “Venha brincar o melhor São João do Brasil”, criação dos publicitários José Nivaldo e Luiz Montenegro, da agência MMS.

A mandona - O candidato tucano a prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, protocola, hoje, uma carta formal desafiando o prefeito Newton Carneiro para um debate. Ele quer dizer, olho no olho, que quem governa o município não é ele, mas a filha Elina. “Newton renunciou e é a filha quem manda”, diz.

O pau cantou - Na palestra que fez em Serra Talhada, a ex-senadora Heloísa Helena (P-Sol) só não chamou Lula de arroz doce. Mas, quando provocada a dar a sua opinião sobre a saída da ex-ministra Marina Silva, silenciou, alegando ser amiga dela. Para Heloísa, Lula governa com as elites.


Curtas
SEM NOTÍCIA– Faltam apenas 10 dias para a abertura do São João de Caruaru e não existe divulgação na mídia sobre o evento. De quem é a culpa? Com a palavra o prefeito Neguinho e os organizadores do evento.
ARARIPINA – O PT de Araripina formalizou, ontem, o apoio ao candidato do PTB a prefeito do município, Lula Sampaio, que deve polarizar a eleição com o prefeito Valdeir Batista, de olho na reeleição.

FICA, LULA! – Adepto fervoroso da tese do terceiro mandato para Lula, o ex-prefeito de Vitória, José Aglailson (PSB), saiu na frente e criou a campanha nacional “Fica, Lula”. Quer recolher 100 mil assinaturas.

' A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata(Provérbios 25-11) Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário: