quarta-feira, 21 de maio de 2008

"Coluna da Folha"





Coluna de hoje na Folha
Os primeiros favoritos
No próximo mês, entre 10 e 30 junho, serão realizadas as convenções municipais para homologar candidatos a prefeito e vereador que disputarão as eleições de 5 de outubro. A assessoria do governador Eduardo Campos (PSB) já tem em mãos um pré-cenário de algumas cidades em que o pleito já tem seus virtuais favoritos.
É o caso, por exemplo, de Arcoverde, onde só ontem a oposição conseguiu encontrar um candidato para enfrentar o prefeito Zeca Cavalcanti, cujos índices de aprovação superam a casa dos 70%. O “cristo” é o presidente do PSB, ex-vereador João Justino, porque o ex-prefeito Julião Julu, que era o preferido, correu da parada antes de ser anunciado.
Caruaru seria outro terreno já delimitado. Ali, só uma catástrofe impediria a vitória de José Queiroz (PDT). Já em Limoeiro, o deputado tucano Ricardo Teobaldo conseguiu agregar todos os partidos de oposição em torno do seu nome e tem o apoio até do governador.
Em Timbaúba, o empresário Marinaldo Rosendo (PSB) também é franco favorito. Situação privilegiada igualmente estaria Edberto Quental (DEM), candidato à reeleição em Condado, e Rogério Leão (PR), candidato à reeleição em São José do Belmonte. De todos os relacionados apenas Zeca e Edberto não estão no palanque no governador.
O POLÊMICO – O estilo do deputado Sílvio Costa (PMN) na CPI dos Cartões Corporativos dividiu opiniões, ontem, quando classificou de mentiroso, por cinco vezes seguidas, o assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Fernandes, envolvido no episódio do vazamento do dossiê anti-FHC. Alguns adoraram a maneira direta e contundente como ele colocou o depoente no canto da parede, mas outros acharam que o parlamentar se excedeu. Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado, disse que Sílvio usou termos chulos.
O anão Jungmann - Ao deixar o fígado falar pelo seu coração, na entrevista que deu, ontem, ao DP, o pré-candidato do PPS a prefeito do Recife, Raul Jungmann, mostrou na prática que não pensa grande, como sugere seu slogan. Foi tão pequeno que inviabilizou qualquer apoio de aliados no seu campo para um eventual segundo turno.

Fim do sindicalismo serviçal - O Sindicato dos Servidores Municipais do Recife elege seu novo presidente no final deste mês. Favorito, o candidato da chapa 2, Hélio da Guabiraba, tem o apoio das principais lideranças de oposição, como Bismark Saraiva, e Pádua Holanda, para tirar das mãos do vereador Osmar Ricardo o controle da instituição. “Estamos decretando o fim do sindicalismo chapa branca”, provoca Hélio.

Em alta - O secretário de Turismo da PCR, Samuel Oliveira, reúne, amanhã, a nata do trade turístico do município num café da manhã em homenagem ao prefeito João Paulo. Oliveira tem feito um bom trabalho, tendo criado programas como “Recife te quer” e “Fique mais um dia”, para atrair maior volume de turistas.

Jogou a toalha - Em Trindade, mais um pré-candidato da oposição jogou a toalha. Trata-se do ex-prefeito Emeliano Teixeira (PR), que se engajou ao grupo da candidata republicana, vereadora Conceição Barros. Só falta agora Francisca Batista, a Tequinha (PSDB), também correr do enfrentamento ao prefeito Gerôncio Figueiredo (PT).

Curtas

PARECER – Responsável pela anulação do concurso público que seria promovido pela Prefeitura de Gravatá, o conselheiro Valdecir Pascoal diz que não lhe cabe prejulgar se houve manobra eleitoreira. “Meu parecer foi técnico”, corrige.

CONTAS EM DIA – Diferente do que já virou uma rotina na vida do Tribunal de Contas, o prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (PSDB), teve suas contas referentes ao exercício de 2005 aprovadas por aquela corte sem qualquer restrição.

APLAUSOS – Ao falar na Quinta Noite da Poesia Popular em Belo Jardim, uma promoção do vereador Valdemir Cintra (PTB), a deputada Ana Arraes (PSB), que representou o governador Eduardo Campos, seu filho, foi aplaudida de pé.

'Ser sábio é melhor do que ser forte; o conhecimento é mais importante do que a força'. (Provérbios 21-5)

Nenhum comentário: