Coluna de hoje na Folha
Cantei a pedra
Numa entrevista ao Jornal do Brasil, o presidente Lula descartou, definitivamente, a possibilidade de vir a ser candidato a senador por Pernambuco. Chegou a dizer que não estava louco de abrir mão de 11 meses de um mandato conferido pelo povo, o qual deseja cumprir plenamente.
Fui um dos primeiros analistas a contestar notícias plantadas de que Lula estava fortemente inclinado a transferir seu domicílio eleitoral de São Paulo para Pernambuco, Estado em que nasceu, mas ao qual não tem vinculação afetiva. Lula não é um Sarney, que precisou comprar um mandato no Amapá, depois de cinco anos como presidente, apenas com o intento de assegurar a imunidade parlamentar.
O presidente tem uma gestão legitimada pelo povo e ainda é muito jovem para esperar mais quatro anos e tentar um novo mandato. Com a força e a história que construiu o que iria acrescentar ao currículo de Lula ocupar uma cadeira de senador por Pernambuco?
Não entenda isso como algo depreciativo em relação ao Estado, mas uma candidatura do petista a senador só se justificaria em última hipótese por São Paulo, aonde construiu sua trajetória política e tem laços mais do que afetivos.
ACORDO NA SUIÇA– Reviravolta na sucessão de Garanhuns, a chamada Suíça pernambucana: o pré-candidato tucano Silvino Duarte, ex-prefeito e rompido com o atual prefeito Luiz Carlos Oliveira, está negociando um entendimento com o pré-candidato do PSB, Zé da Luz, pelo qual retiraria sua candidatura e indicaria o vereador Sivaldo Albino (PPS), do seu grupo político, para compor a chapa do socialista como vice. Zé da Luz confirma os entendimentos e se mostra animado.
Cheiro de derrota - No São Francisco, o secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho (PSB), já levou o primeiro revés em Santa Maria da Boa Vista, segundo maior colégio eleitoral da região. O grupo que apóia não conseguiu ainda encontrar um candidato para enfrentar o prefeito Leandro Duarte (DEM). O médico Ernani Costa jogou a toalha pela terceira vez.
PPS se alia a ALF em Olinda - O pré-candidato do PDT a prefeito de Olinda, André Luís Farias, o ALF, conseguiu romper seu isolamento ao praticamente fechar o ingresso do PPS na sua chapa. Secretário-geral da legenda pós-comunista, Marcílio Domingues é o nome mais cotado para vice do pedetista. Já o trabalhista Arlindo Siqueira dá um basta nas especulações de que iria cair fora. “Não abro nem para um trem com dinamite”, garante.
Prefeito ditador - O prefeito de São Lourenço da Mata, Tito Pereira (PSDB), tio do ex-prefeito, o ditador Jairo Pereira, segue a cartilha do seu antecessor e se nega a responder aos pedidos de informações da Câmara de Vereadores. O último tem relação com a limpeza urbana. A UVP distribuiu, ontem, uma nota de repúdio.
Vice em Serra - Em Serra Talhada, o prefeito Carlos Evandro (PR) manteve na vice o empresário Luciano Duque (PMDB), o que, na prática, ratifica sua aliança com o grupo do deputado Inocêncio Oliveira, principal liderança do PR, e o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira(foto). Duque é bom camarada e leal.
Curtas
EM BUIQUE – A vice-prefeita de Buique, Miriam Briano (PTB), deve fechar acordo com o ex-prefeito Dilson Santos (PSB), para tê-lo como candidato a vice-prefeito em sua chapa. Ontem, eles estiveram no Palácio, que costura o entendimento.
CHAPA ÚNICA– O médico André Longo será candidato único à presidência do Conselho Regional de Medicina – Cremepe – em pleito marcado para os dias 6 e 7 de agosto. Após 15 anos é a primeira vez que não há bate-chapa na entidade, algo raro.
POSSE – Uma delegação pernambucana regressou, ontem, de Brasília, onde prestigiou a posse do ministro Og Fernandes no STJ. O advogado Flávio Régis, que está na lista sêxtupla na disputa pela vaga de desembargador do Quinto Constitucional, esteve lá.
' Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite'. (Salmos 16-7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário