terça-feira, 17 de junho de 2008


Preso prefeito de Toritama em operação da Polícia Federal
O prefeito de Toritama, a Capital do Jeans, José Marcelo Marques de Andrade e Silva(PPS), foi preso na manhã desta terça-feira (17), numa operação da Polícia Federal que desarticulou uma organização criminosa suspeita de desviar verbas repassadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria Estadual de Saúde. Calcula-se que o montante desviado seja de R$ 2,5 milhões, entre os anos de 2005 e 2007.

Setenta policiais federais participam da operação, batizada de Gestão Plena, para cumprir seis mandados de prisão - além do prefeito, também foram detidos os secretários Elizabeth Gonçalves da Silva (de Administração) e Giovany Bezerra Calado (tesoureiro), o advogado Alberto Salles de Assunção Santos e dois ex-funcionários terceirizados da Secretaria de Saúde.

Também estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, sendo sete em sedes de prefeituras pernambucanas, outros sete nas casas dos presos e mais um no escritório de advocadia de Alberto Santos.

Além de Toritama, uma auditoria interna na Secretaria Estadual de Saúde descobriu a existência de irregularidades nos valores pagos através de prestações de contas em outros seis municípios - Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, João Alfredo, São José do Egito, Tamandaré e Teresinha.
Os detidos serão indiciados por formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistema de informação e peculato (desvio de dinheiro público cometido por funcionário público). Além desses crimes, o prefeito de Toritama também vai responder por apropriação de bens ou rendas públicas. As penas máximas podem passar os 30 anos de reclusão.(Pe360graus)Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário: