Coluna de hoje na Folha
As ligações com 2010
Esta e, principalmente, a próxima semana, reta final para as convenções partidárias, serão decisivas para o desfecho das alianças municipais. Muitos acordos que pareciam naturais no Interior começam a enfrentar dificuldades por causa da interferência que a eleição deste ano terá na de 2010.
Em Garanhuns, por exemplo, o ex-prefeito Silvino Duarte, do PSDB, descartou, ontem, uma coligação com o pré-candidato do PSB, Zé da Luz, porque este nas eleições para governador daqui a dois anos tem compromisso com a reeleição de Eduardo. E o PSDB pode disputar o Palácio do Campo das Princesas em faixa própria com a candidatura de Sérgio Guerra, que hoje seria o nome preferencial do senador Jarbas Vasconcelos.
Aliás, o que se diz por aí é que Guerra deixou mais uma vez a legenda tucana fora da disputa no Recife para contar com o apoio do PMDB em 2010. Outro município em que o PSDB aguarda uma posição de Guerra é Petrolina. Ali, por desejo do presidente do diretório municipal, Luiz Eduardo Coelho, o partido ficaria com o PSB, seja o prefeito Odacy Amorim o candidato ou Gonzaga Patriota. Essa situação se encaixa na mesma de Garanhuns e Sérgio Guerra, claro, deve levar o partido a apoiar a candidatura de Júlio Lóssio, do PMDB, que em 2010, diferente de um nome do PSB, fecharia com o senador para governador.
O TEMOR – Sílvio Costa já se conformou com a dissolução do diretório estadual do PMN, conseqüência do seu voto em favor do novo Imposto do Cheque, até porque, segundo ele, a decisão não anula a convenção, marcada para o próximo domingo. Sua única preocupação agora é de natureza eleitoral. Ele teme que a secretária-geral do partido, Telma Ribeiro (SP), que tem o poder de mando, negocie o apoio da legenda a Raul Henry ou Mendonça Filho, candidatos a prefeito do Recife.
Vanguarda sertaneja - Em Lagoa Grande, o prefeito Robson Amorim (PSB) é vanguardista do mundo online. Montou um sistema de banda larga de acesso a internet para todos os moradores com computador em casa, a um custo de R$ 8 mil/mês. É o único município do Sertão que oferece os serviços da WEB de graça ao povo.
Prefeito processa o Estado - O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), anunciou, ontem, que vai processar a Secretaria de Saúde. No relatório que o Estado fez sobre os repasses aos hospitais não foi deduzida a diferença de R$ 507 mil referente a internamentos, o que, para a Polícia Federal, se configurou em erro grave. “Não fizemos nada de errado. A responsabilidade é do Governo”, disse Valadares.
Jogando a toalha - O pré-candidato do PCdoB a prefeito do Recife, Luciano Siqueira, joga a tolha na próxima semana, engajando-se na candidatura do petista João da Costa. Já o presidente do PTC, Daniel Tourinho, passou, ontem, pelo Recife e recomendou que o partido tenha candidato próprio, mas a tendência é apoiar Cadoca.
Debate municipal - A União dos Vereadores – UVP – promove, amanhã, seminário em Caruaru, para discutir, dentre outros assuntos, a proposta que aumenta 10 mil vagas nas câmaras municipais e reduz o duodécimo em até 60%. Entre os palestrantes, o senador Marco Maciel e este colunista. O evento acontece em um hotel.
Curtas
PRISÃO 1 – A presidente da Adagro – a agência de defesa e fiscalização agropecuária – Erivânia Camelo, não vem cumprindo o termo de ajuste de contrato e conduta assinado com a Ceasa e outros órgãos, e está na mira do Ministério Público.
PRISÃO 2– Não se sabe a razão, mas a Adagro não tem identificado a origem das hortaliças que chegam a Ceasa, nem tampouco os produtores, o que tipifica grave irregularidade. O promotor Geraldo dos Anjos pode prender Erivânia.
VICE PAULISTA – O candidato a vice na chapa de Marta Suplicy, que disputa a Prefeitura de São Paulo pelo PT, será o deputado Aldo Rebelo (PCdoB). O acordo foi fechado depois da interferência direta do presidente Lula.
' Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite'. (Salmos 16-7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário