quarta-feira, 29 de outubro de 2008

"Os Carbonaros da Escola Ernesto de Souza Leite"

(Tuparetama ao cair da noite)

Há alguns anos(não vamos distanciar tanto), estudávamos na bela estrutura física, para época, na Escola Ernesto de Souza Leite. Eu e mais uns "diabinhos" de estudantes. Fomos os Carbonaros, no bom sentido, da Escola Ernesto de Souza Leite da época.

Eu, como tantos outros alunos, buscávamos, naquele tempo, os conhecimentos necessários para uma vida futura, com esperanças e dali sair com a devida capacitação para enfrentar os desafios que nos ofertava o mundo naquele momento. Era uma época conhecida, hoje, como a "era do pesadelo". Políticos reconhecidamente expressivos, padeciam nos porões das prisões pelo impositivo sistema político. "Anos de chumbo".

Comecei a entender, naquele tempo, através dos meus Mestres, de precisávamos lutar para mudar o conceito do governo que se implantara com a ditatura militar a partir de 1.964. O meu despertar, foi, evidentemente, advindo desse conhecimento repassado-me pelos meus inesquecíveis professores: Dona Lourdinha Perazzo(Diretora com pose de mandante, porém sábia e competente); Nita de Felipe(Diretora também mandante, mas, afetiva aos problemas dos outros e competente); Dona Edleuza(não sei se o "d" é mudo - Inteligente e dedidcada, também foi Diretora); Dona Maria do Carmo de Caboclo Paulo(identifiquei bem - não me recordo se foi Diretora, porém, excelente professora. Quantas saudades); Dona Maria José de Felipe(in memoriam - quanta dedicação e esforço para nos ensinar); Dona Cleonice de "seu" Pedro Raimundo(ou de Dona Nova, como queiram).

Meus primeiros passos na Escola Ernesto de Souza Leite foram dados com as minhas eternas Mestras acima relacionadas(até aqui as que me recorde. E acho que só foram realmente estas pois, não esqueço aquilo que me marcou e a minha passagem como estudante na Escola supra mencionada, marcou-me para toda a vida).

Não homenagear a Escola Ernesto de Souza Leite neste dia 29 de outubro de 2.008, exata data em que aquela exemplar unidade de ensino completa 60(sessenta anos), seria como passar despercebido o aniversário de um filho, da esposa, da mãe e eu, eternamente grato, sinto-me na obrigação, não apenas de agradecer pelo que tem feito ao longo destes 60 anos pelo nosso povo, mas de dizer a verdade sobre a minha Escola querida.

E quanto aos meus amigos que ali construi. Alguns deles não sei o paradeiro. Se vivos estão ou já padeceram. Outros, que comigo convivem até hoje, como Argemiro(Branquinho) de "seu" Valfredo, Eudes de "seu" Chico Fernandes, Ediraldo de "seu" Idelfonso, Anselmo de "seu" Pretinho, Paulo de "seu" Pedro Raimundo, Coriolando (onde andas), Duduta de "seu" Manoel Zacarias, Zé Ionir de "seu" Dedé Teixeira(moleque temido), Zezinho Bucho de Piaba (Zezinho de Adalcina-era escrito assim mesmo), Bita de "seu" Teófilo Patriota(êta menino ruim danado), Nildo de "seu" Duquinha(esse era peralta demais). As meninas "Corbonaras": Oreana de "seu" Quincó, Graças de "dona" Ozana, Sônia de "seu" Duquinha, Lêda de "seu" Augusto Damião, Conceição de "Senhorzinho" e tantas outras que me fogem da memória.

Pelas "carteiras" da Escola Ernesto de Souza Leite passaram estudantes que lograram êxitos na vida, tanto profissional como pública. Deputados (Francisquinho de "seu" Perazzo), Diretores Presidentes de Grandes Empresas como a CELPE, COMPESA e por merecimento, Secretário do Ministério das Minas e Energia(Gonzaga Perazzo), Funcionários da Justiça do Trabalho-Diretor da Vara(João Eudes), Médicos(Jânio de "seu" Pretinho e outros), Gerentes Reginais Compesa(Souto de "seu" Severino Souto), Advogados (tantos, que vou me esquivar a relacionar para não cometer equívocos), Agrônomos(Anselmo Nóbrega), Zootecnistas (Orlando Souto e Paulo Leite), Delgados de Polícia Civil(Clóvis Leite, em Manaus) e tantos outros profissionais que deixo de nomear.

Valeu ESCOLA ERNESTO DE SOUZA LEITE - Quantas vezes corri nos "quadriláteros" das tuas calçadas, junto aos meus amigos de infância. Quantas vezes, com a minha mão "certeira"(sou esquerdo), furei a cabeça com pedras dos "colegas"(também quantas vezes apanhei deles). Quantas lembranças do primeiro "carro de flandre" que fiz nas primeiras aulas de Arte. Quantas lembranças das brincadeiras do "Toca", "Barra-Bandeira", "Jogo de Botões", "Pinhão", "Fincão", "Bilas"(bola de gude), Peteca, assoprar o "canudo" em saula de aula dos "busca-pés" que soltávamos para exalar "mau cheiro". É, quantas saudades. Tenho plena certeza de que os Estudantes de hoje não sabem o que siginificam tais "brincadeiras".

Os parabéns são para todos que tiraram de ti o necessário conhecimento da vida inicial e hoje, são o que são, pela tua qualidade e profisionalismo daqueles que te constroem desde a tua fundação até os dias atuais. FELIZ ANIVERSÁRIO.


(Por: Joel Gomes - às 08:10h)


Nenhum comentário: