segunda-feira, 24 de novembro de 2008


Coluna de hoje na Folha
TRE salva João da Costa

Se tinha alguma dúvida em relação ao processo de sua cassação, que entra na pauta de votação hoje do Tribunal Regional Eleitoral, o prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT), pode, desde já, preparar a beca da posse. Relatora designada mediante sorteio, a desembargadora Margarida Cantarelli concluiu seu parecer, ontem, optando apenas por uma multa por publicidade extemporânea.

Entenda-se por isso o uso inadequado de uma cartilha de 50 mil exemplares da Secretaria de Orçamento Participativo, ocupada por João da Costa. Quanto aos e-mails trocados entre cinco servidores da Secretaria de Educação, convocando supostos aliados para eventos da campanha petista, a relatora concluiu que não teve influência no resultado final do pleito, vencido em primeiro turno pelo candidato oficial.

A visão de Margarida, vale ressaltar, bate com a do procurador regional eleitoral, Fernando Araújo, que também não viu motivo para cassação e sugeriu uma multa. Conforme esta coluna apurou, o voto da relatora na sessão de hoje do TRE deve ser acompanhado pela unanimidade dos seus pares, podendo ocorrer apenas uma exceção.

Ou seja, João da Costa terá uma vitória esmagadora de 6 x 0 ou 5 x 1. Sabendo do desfecho feliz na justiça eleitoral, o prefeito João Paulo, padrinho de João da Costa, embarcou tranqüilo para uma temporada de relax em Portugal.

START PARA EQUIPE – A partir de hoje, quando ficará livre do processo de cassação, o prefeito eleito João da Costa poderá, enfim, acelerar as negociações com vistas à montagem do seu secretariado, até porque os prazos começam a ficar curtos e ele terá pela frente uma difícil empreitada: a eleição do presidente da Câmara, onde o PT está dividido entre as candidaturas de Jurandir Liberal, em campanha mais arrojada, e Múcio Magalhães, que age de forma mais discreta.

Fidelidade canina - Primeiro-secretário da Câmara e provável candidato à Presidência da Casa, o vereador João Arraes (PSB) mantém fidelidade roxa aos que o influenciaram a entrar na vida pública. Em seu gabinete, o testamento está nas paredes com as fotos em destaque dos seus três gurus – Miguel Arraes, Carlos Wilson e Eduardo Campos.
(Complemento, ainda, que o Senhor vereador João Arraes, meu amigo pessoal, tem realmente fidelidade para com "os amigos". No final de semana, esteve ele e o seu grande amigo "Liberato Costa Júnior, o LIBA" no 32º Congresso de Vereadores na cidade de Caruaru, denotando ai sua dedicação a UVP e em especial ao vereador, não reeleito, LIBA)

Prefeitos pedem socorro - Diante do agravamento da seca no semi-árido pernambucano, prefeitos começam a decretar estado de calamidade em seus municípios. Não há mais pasto para o gado e os últimos reservatórios de água não garantem mais sequer 20 dias de abastecimento. Eles pensam em procurar o governador Eduardo Campos, ainda esta semana, para pedir carros-pipas e, se possível, cestas básicas.

Desejo do chefe - Eduardo Campos diz que não vai interferir na eleição das mesas diretoras da Assembléia nem tampouco da Câmara do Recife. No entanto, aos interlocutores mais próximos, confessa que gostaria que os partidos aliados se entendessem para recondução de João Fernando Coutinho (PSB) à primeira-secretaria da AL.

Carona cruel - O deputado Eduardo da Fonte, que escapou, ontem, da queda do bi-motor em San Martim, é aliado de primeira hora do deputado piauiense Ciro Nogueira, candidato à presidência da Câmara. Da Fonte passou o fim de semana na casa de Ciro, em Teresina, tratando da campanha, e pegou carona no avião da banda Calypso.


Curtas

LOBISTA – O líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), que era ligadíssimo ao ex-governador Miguel Arraes, é o maior lobista da candidatura de Ciro Gomes, que já perdeu o bonde e está ofuscado por Eduardo Campos.

DERROTA DO TCE – A prefeita de Bonito, Lúcia Heráclio (PMDB), embora tenha perdido a eleição, está feliz por ter derrubado na Câmara Municipal, por unanimidade, a decisão do TCE, que rejeitou suas contas do exercício de 1999.

CONTRADIÇÃO – Defensor da candidatura de Serra, FHC não sabe o que quer: na semana passada disse que era cedo para o partido definir seu candidato ao Planalto. Já, ontem, na Folha de São Paulo, pediu pressa ao PSDB. Pode?

“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque o Senhor está comigo”. (Salmos 23-1-4)

Nenhum comentário: