quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"Folha"


Coluna de hoje na Folha
Múcio não é palatável

É bom o prefeito eleito do Recife, João da Costa (PT), agir com extrema cautela nas negociações com vistas à composição da futura mesa diretora da Câmara de Vereadores. Seu candidato preferido é o ex-secretário de Governo, Múcio Magalhães (PT), conforme já externou de público. Ligado à tendência petista do prefeito João Paulo, Magalhães não é palatável para a maioria dos parlamentares municipais.

Além de não atender a um princípio elementar para o cargo – a experiência do mandato – por ser estreante na Casa, Magalhães tem forte rejeição entre os seus pares, notadamente na bancada da situação, que conseguiu renovar o mandato. A origem do ranço se dá pela passagem do vereador na Secretaria de Governo e Articulação Política.

No trato do dia-a-dia na difícil tarefa de fazer a ponte entre o Executivo e o Legislativo, faltou a Magalhães jogo de cintura, a paciência que sobrou em Jó e estômago dilatado para engolir e digerir sapos. Não precisa o prefeito eleito ir muito longe para chegar a tal diagnóstico.

Uma conversa rápida com qualquer vereador governista, que possa mostrar, sem subterfúgios, a realidade do desejo da base, certamente levará João da Costa a despertar para o risco que corre se insistir no nome de Magalhães para presidente.

CARRERAS NA FRENTE – Enquanto Múcio Magalhães tem barreiras que parecem insuperáveis, na disputa pela Primeira-Secretaria da Câmara do Recife o oposto tem ocorrido com o vereador Augusto Carreras (PV). Se a eleição fosse hoje, ele bateria facilmente qualquer adversário, inclusive com a maioria esmagadora dos votos da bancada do PT. Habilidoso e articulado, Carreras constrói sua vitória voto a voto, no contato olho no olho. É um trator, no bom termo.
Toma aí, carioca! - O eleitor carioca, que não elegeu Gabeira por menos de 1%, levou um soco no estômago, ontem, quando abriu os jornais. Cristiane Brasil, filha do ex-deputado Roberto Jefferson, o homem bomba do mensalão, foi escolhida pelo prefeito eleito Eduardo Paes (PMDB) para uma secretaria municipal.



Marolinha sufoca os americanos - A crise que o presidente Lula disse tratar-se apenas de uma marolinha levou o Federal Reserve, o banco central americano, a injetar US$ 800 bilhões em um mega-pacote para estimular o consumo, que despencou. Do total, US$ 600 bilhões serão usados para compra de dívidas emitidas ou garantidas pelas empresas hipotecárias. O restante garante dívidas de consumidores em bancos.

Impasse socialista - É imprevisível o bate-chapa na eleição para Primeira-Secretaria da Assembléia entre os deputados socialistas João Fernando Coutinho e Aglailson Júnior. Pelas contas de uma raposa felpuda, a disputa será voto a voto. A não ser, evidentemente, que o governador entre no processo, o que estaria fora de cogitação.

A porta-voz - O prefeito eleito João da Costa deu mais uma sinalização, ontem, de público, que já escolheu a jornalista Ceiça Brito, ex-JC, para tocar a área de comunicação do seu governo. Foi a única assessora vista no almoço do petista com o alto comando do Banco do Brasil no Estado. Precisa dizer mais alguma coisa?

Curtas

SÓ EM 2014 – O prefeito reeleito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB), garante que não será candidato a deputado estadual em 2010. “Meu projeto é para 2014”, diz, adiantando que apoiará a reeleição de Sílvio Filho.

DEBANDADA – Se o Congresso abrir a janela da infidelidade, como foi batizada a brecha para troca de partidos com vistas às eleições de 2010, em Pernambuco o partido que tende a sofrer a maior baixa é o PR, de Inocêncio Oliveira.

LAJEDO – O prefeito eleito de Lajedo, Antônio João Dourado (PDT), comemorou, ontem, a decisão do TSE de devolver ao TRE o recurso da oposição pedindo a sua cassação. “Não há mais impedimento para minha posse”, disse.

"Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo que é sagrado". ( Salmos 1-1) Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário: