Coluna de hoje na Folha
O craque José Jorge
O que parecia impossível para o ex-senador pernambucano José Jorge (DEM) aconteceu: virar ministro do Tribunal de Contas da União nomeado por um presidente a quem fez uma oposição implacável. Na quinta-feira passada, a Câmara aprovou o nome dele depois de três eleições vitoriosas: na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e dois turnos em plenário.
José Jorge assume em fevereiro a vaga ocupada, hoje, pelo ministro alagoano Guilherme Palmeira. Ser ministro do TCU é o sonho de fim de carreira de todo político brasileiro que sonha com regalias. Trata-se de um cargo vitalício, extremamente bem remunerado e o poder de julgar as contas do Governo.
Por tradição, chega àquela corte quem já foi testado em diversas funções na vida pública e é amigo do rei, ou seja, do presidente da República. José Jorge foi secretário estadual, deputado federal, senador e ministro, sempre na condição de representante de Pernambuco. Ao ficar sem mandato, ganhou a presidência da Companhia de Eletricidade de Brasília – CEB – de onde articulou, em silêncio, sua ida para o TCU, quatro anos depois.
Justiça seja feita, o ex-senador é alçado a ministro por seus méritos, sua enorme capacidade de articulação, o respeito e a admiração que conquistou dos seus pares no Congresso. É, na expressão verdadeira da política, um craque.
QUEM É QUEM – Dos secretários que integram a equipe do governador Eduardo Campos, apenas dois nomes, segundo avaliação interna do governo, estão abaixo da média: Roldão Joaquim (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e Aristides Monteiro (Ciência e Tecnologia). Servilho Paiva (Defesa) já teria saído da área de risco e João Lyra Neto (Saúde) enfrenta no momento dificuldades na relação com os profissionais do setor, mas com chances de deslanchar pelo conjunto da obra que será entregue brevemente.
Protesto em Ibimirim - O prefeito de Ibimirim, Padre Antônio Marcos (PSDB), se engajou a luta que os colonos travam na área de irrigação do açude Poço da Cruz e promete colocar nas ruas, amanhã, uma multidão num ato contra o DNOCS, que insiste em tomar o que de fato pertence aos colonos do perímetro.
Imprimir o voto seria o ideal - Se a urna eletrônica fosse tão segura, como se diz, o TSE não teria aprovado, já para colocar em prática a partir das eleições de 2010, um quadro resumido do voto antes de fazer a última checagem e confirmar todos os votos dados. Outra mudança anunciada é a foto do candidato a vice-presidente e também governador, além das fotos dos suplentes. Mais seguro seria imprimir toda a votação.
Diploma e cassação - O juiz de Sirinhaém, Luiz Mário Miranda, cassou o prefeito eleito Fernando Urquiza e o seu vice Franz Hacker um dia após presidir a solenidade de entrega dos diplomas. O caso, provocado por denúncia de compra de votos, não é inédito no Nordeste. Em Carira, Sergipe, a justiça eleitoral agiu da mesma forma.
A dama de ferro - Em Cedro, alto sertão pernambucano, o prefeito eleito Josenildo Leite Soares (PSB) conseguiu a façanha de eleger a mulher Marlim Quental Soares (PSB) vereadora mais votada do município, que terá a partir de janeiro uma tríplice tarefa: primeira-dama, parlamentar e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais.
Curtas
AUMENTO – Os servidores da Prefeitura do Recife começam a se mobilizar para barrar a tentativa do prefeito João Paulo, ao final do seu mandato, de aumentar a alíquota do plano de saúde de 3,5% para 4,5%. Presente de Natal amargo.
EQUIPE – O prefeito eleito de Taquaritinga do Norte, José Evilásio de Araújo (PTB), anunciou, ontem, o seu secretariado, mas sem ter direito a ser informado da situação financeira do município em razão da falta de transição administrativa.
FESTÃO – De um desavisado ao chegar à festa de confraternização de Mendonça Filho e encontrar uma multidão: “Pensei que estivesse participando da comemoração do prefeito eleito!” Na verdade, foi evento de majoritário.
'Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.' (prov. 15:17)
Escrito por Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário