segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"Acidente inesperado"


Renascer - Bombeiros confirmam sete mortes no desabamento.
O teto da sede mundial da igreja evangélica Renascer, na Rua Lins de Vasconcellos, no Cambuci, zona sul de São Paulo, desabou às 17h50 deste domingo (18), no momento em que fiéis do culto das 17 horas saíam e outros chegavam para a celebração seguinte, às 18h. Cerca de 400 pessoas estavam espalhadas pelo local, que tem capacidade para 1 800 pessoas. Até as 22h, havia a informação, segundo o Corpo de Bombeiros, de pelo menos 7 mortos e 55 feridos, a maioria com traumas ortopédicos e neurológicos. Perto das 22h30, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que se dirigiu ao local, disse que havia mais vítimas. "O número subiu. Pelo menos 70 pessoas receberam atendimento."
De acordo com os bombeiros, quatro das vítimas fatais são mulheres. Uma outra pessoa, que estava no mezanino, não teve identidade confirmada. Outros dois mortos estavam na região do "teatro", relatou um dos bombeiros que trabalhavam no resgate. O governador José Serra (PSDB), que também foi ao local acompanhar os trabalhos, afirmou, às 22h30, que ainda havia uma pessoa sob os escombros. Quarenta viaturas do Corpo de Bombeiros, 27 da Polícia Militar e 30 do Samu faziam o resgate dos feridos, que eram levados de ambulância - algumas vindas de outras cidades - para hospitais da região. Uma pista improvisada para pouso de helicópteros também foi montada no local.
A Assessoria de Imprensa da Renascer informou que no momento do desabamento havia poucas pessoas no templo - cerca de 60 estavam no local atingido - e que não havia crianças, apenas ministros da igreja. Nove imóveis nas imediações do templo - sendo pelo menos dois prédios de quatro andares - foram evacuados pela Defesa Civil. Somente amanhã serão inspecionados para saber se sofreram danos estruturais. Havia ainda o risco de novos desabamentos. Segundo os bombeiros, as paredes laterais do templo já haviam sido escoradas para reduzir os riscos.
"Ouvi um barulho forte, como se fosse um furacão, e o teto caiu inteiro junto", disse o estudante Felipe Guimarães, de 17 anos, que estava sentado na primeira fileira e conseguiu se salvar. "Parecia um dominó. Corri, mas vi muita gente presa e pedindo socorro", contou Maria Cristina dos Santos, de 61 anos, que estava na porta quando o teto desabou. Segundo ela, um grupo de 20 crianças que estava perto da porta conseguiu escapar sem ferimentos.
Da porta da igreja, era possível enxergar os ferros retorcidos da estrutura e destroços. Diante do templo, bombeiros estenderam uma lona para prestar os primeiros socorros. A maioria dos feridos foi levada para o Hospital do Jabaquara, zona sul. Vinte macas estavam separadas no setor de emergência à espera de vítimas.
Cerca de 3 mil curiosos e evangélicos de outras igrejas foram ao local e houve tumulto. A reportagem presenciou pelo menos cinco brigas violentas. Um repórter do Estado chegou a ser agredido com dois socos. A polícia tratou de afastar os curiosos da área de atendimento às vítimas e interditou ruas próximas.
Ao lado da igreja, na loja Batom Club, havia baldes de água espalhados na calçada, assim como galões 20 litros, para o caso de os bombeiros precisarem. Moradores da região distribuíram picolés para os bombeiros, médicos e parentes das vítimas que estavam atrás do cordão de isolamento.
Na Rua Diogo de Araújo, paralela à Lins de Vasconcellos, quatro homens começaram a gritar chamando possíveis voluntários para doação de sangue. Rapidamente se formou um grupo de mais de 15 pessoas, todos de mãos dadas. Eles estavam indo ao Hospital Cruz Azul para doar.
Geraldo Tenuta Filho, o bispo Gê, presidente da Renascer, negou a informação de que o teto havia passado por reforma há três meses. Segundo ele, a última obra no telhado foi há mais de três anos. O bispo informou ainda que a sede da igreja tem todos os alvarás e autorizações do Contru. Os documentos seriam apresentados hoje.
"O bispo Hernandes (fundador da igreja) falou para a gente ajudar as vítimas e apoiar as famílias." Tenuta disse que vários pastores estavam se organizando em grupos para ajudas as famílias.
A fiel Tamires Araújo contou que estava sobre o altar no momento da tragédia. "Vi quando o teto começou a cair, do fundo da igreja para o meio. Me encostei na parede e fui prensada por pastores." O grupo não teve ferimentos. "Sentia os pedaços de gesso caindo no meu braço. Alguém abriu uma porta nos fundos e conseguimos escapar." Segundo ela, quem estava no meio do templo foi mais atingido.
A psicóloga Cláudia Regina de Almeida estava dentro da igreja quando o teto cedeu. "Minha sorte foi que eu estava sentada perto da porta." Ela disse que só teve tempo de pegar a bolsa e, logo depois, foi empurrada pelos outros fiéis, que tentavam sair do templo. "O pessoal caía uns sobre os outros na escada de saída."
A Renascer é uma das mais conhecidas igrejas evangélicas do País Em 2005, o jogador de futebol Kaká se casou no local. Em janeiro de 2008, o craque, que havia acabado de conquistar o troféu de melhor jogador do mundo, expôs ali o prêmio. Ele passou a virada daquele ano num culto lá, com a mulher, Caroline Celico.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: