Coluna de hoje na Folha
Marolinha chega a PE
A onda de demissões provocada pela crise internacional chegou a Pernambuco. Reportagem veiculada, ontem, na edição do programa Globo Rural, na TV-Globo, apontou a perda de 10 mil postos de trabalho no Vale do São Francisco, no polo de produção de frutas irrigadas entre Petrolina e Juazeiro (BA).
Com o dólar em alta e a queda nas exportações, quem vive naquela região do comércio de uva e manga para os Estados Unidos e a Europa sofreu um grande baque e foi forçado a demitir. Mas vassourada não é exclusividade dos irrigantes sertanejos.
Em São Paulo, a indústria colocou no olho da rua 120 mil trabalhadores em dezembro, porque as vendas sofreram redução. Levantamento com base em dados do Ministério do Trabalho mostra que, com a crise, setores que puxavam a alta do PIB agora aparecem entre os que mais cortam vagas, como indústria automobilística e siderurgia.
O jornal O Globo de ontem trouxe como manchete a redução de R$ 65 bilhões de investimentos no Brasil por causa da crise. Segundo o jornal, foram adiados ou cancelados 46 grandes projetos de 32 companhias nacionais e estrangeiras. Mineração e siderurgia foi o setor mais afetado, cortando investimentos em torno de R$ 28 bilhões. Lula disse lá atrás que a crise era uma marolinha. Não dá para confiar em tudo que ele diz.
PREFEITO REAGE – O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), já pediu uma audiência ao governador Eduardo Campos e espera ser recebido no início desta semana para discutir alternativas que possam reduzir o impacto das 10 mil demissões nos projetos de irrigação do município. “A crise foge do nosso controle e, sozinho, não tenho como enfrentar esse drama”, disse Lóssio, para quem o governador tem forte liderança e influência com Lula para apontar caminhos que abram uma janela de esperança a quem está perdendo o emprego por causa da crise.
Vice-gay rouba a cena - Severino Cavalcanti voltou à mídia nacional ontem, mas quem roubou a cena foi o seu vice, Dimas Santos (PR), homossexual declarado. “Eu não sou macho, mas sou homem. Minha escolha para vice é uma prova de que Severino não pode ser acusado de homofobia por sua posição radical na Câmara contra o casamento gay”, disse Dimas à repórter Letícia Lins, de O Globo.
PHS decide fazer oposição - O PHS recusou a oferta mixuruca de duas diretorias de terceiro escalão na Prefeitura do Recife e decidiu fazer oposição ao prefeito João da Costa. Com quatro vereadores na sua bancada, a legenda humanista pode ajudar a oposição a fazer barulho na Câmara a não ser, claro, que o prefeito reveja a sua oferta e resolva ampliar o minifúndio dos seus representantes também no segundo escalão.
Sem emprego - Dos ex-prefeitos petistas não é apenas João Paulo que será recebido, hoje, pelo presidente Lula, para tratar de cargos no Governo. Também terão igual oportunidade o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e a ex-ministra Marta Suplicy. Todos estão previamente informados de que não ganharão emprego.
É inelegível - A mosca azul picou o presidente da OAB, Jayme Asfora. Ele confidenciou a aliados que não será mais candidato a deputado estadual, mas a federal. Mas parece inelegível duplamente: porque não está filiado a um partido e pelo fato de não ter votos. Agamenon já disse que a ilusão da política é maior do que a do amor.
Curtas
COLAPSO - O prefeito de Itaquitinga, Geovani Oliveira (PMN), já foi recebido em Palácio para tratar do colapso no sistema de abastecimento, mas até agora a Compesa não reforçou sequer o número de pipas que atende a população.
SOMRISAL– Atento leitor da coluna, Tarcísio Rocha constata que a Avenida Conde da Boa Vista, que ganhou um corredor de ônibus na gestão passada, já está precisando de reparos por causa das primeiras chuvas que caíram no Recife.
LAGOA – A eleição suplementar para prefeito de Lagoa Grande, no sertão, começa a pegar fogo. Sábado passado, a candidata da oposição, Rose Garziera (PMDB), que é a favorita, fez uma barulhenta carreata seguida de comício.
'O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos'. (Salmos 145-14) Escrito por Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário