segunda-feira, 26 de janeiro de 2009











Coluna de hoje na Folha
Até agora, só lero-lero

Com seis anos de mandato, Lula perdeu as contas das visitas a Pernambuco. Só em torno da refinaria, já participou de seis eventos, dois deles com Hugo Chávez, o ditador venezuelano que enrolou o quanto pôde e só agora confirmou que a sua estatal petrolífera – a PDVSA – está, definitivamente, fora da parceria.

Existe tanta propaganda embalando a refinaria que os desatentos imaginam tratar-se de um projeto acabado. Mas, faltando apenas um ano e meio para se esgotar o prazo previsto para sua inauguração, de concreto só existe a terraplanagem. Aliás, alguém poderia citar uma obra entregue por Lula no Estado nesses seis anos? A Hemobras tem apenas uma placa.

A transposição é um grande elefante branco. A ferrovia Transnordestina, que ligaria três estados nordestinos, é outra tremenda ficção. O que resta, então? O que Lula fez, pelo amor de Deus? Muito marketing, blábláblá, é verdade. Mas mesmo assim, graças ao Bolsa-Família, que agora ganhou notabilidade mundial por ter um gato entre os seus beneficiários no Mato Grosso do Sul, é quase uma unanimidade em Pernambuco.

Se com tanta grana em mãos no passado o presidente levou os projetos locais com a barriga, imagine diante do novo quadro de adversidade criado pela crise internacional? O pior é que o rei do lero-lero está endeusado. Mas, o que fazer? Paciência!

ENGANAÇÃO – Desconfiado que o Governo não esteja levando a refinaria a sério, o deputado Raul Jungmann (PPS) encaminhou um pedido de informação à Petrobras cobrando informações sobre o cronograma da obra, que acabou servindo apenas para palanque na tentativa de emplacar a candidatura de Dilma Rousseff. O pretexto, desta feita, foi a assinatura de um protocolo para construção de uma casa de força. “Pernambuco virou o Estado campeão em lançamento de pedra fundamental”, ironiza o Jungmann.

Deputado guardanapo - Quem imaginou que o deputado Inocêncio Oliveira ficaria desta feita fora da mesa diretora da Câmara, onde reina por mais de 10 anos, se enganou. Ele já avisou de antemão que vai brigar pela segunda-secretaria. De tantos cargos que ocupou, Inocêncio é conhecido no Congresso como o “deputado guardanapo”, aquela que nunca sai da mesa.

Crime político em Itambé - A polícia apura a morte do ex-vereador Manoel Bezerra de Mattos, de Itambé, zona intermediária entre a Mata e o Agreste. É bem provável que o crime tenha conotação política. No exercício do seu mandato, o parlamentar denunciou integrantes do crime organizado e grupos de extermínios. Seu corpo foi encontrado com duas perfurações de calibre 12 em Pitimbu. Itambé está consternada.

Prefeito ingrato - Os pequenos partidos, como PRB, PTC e PPS estão em pé de guerra com o prefeito de Camaragibe, João Lemos (PCdoB). Embora tenha sido eleito por uma diferença de apenas 523 votos, o comunista já disse que não dará sequer um carguinho de segundo escalão aos aliados. Não fossem os nanicos, não se reelegeria.

Pé na estrada - O secretário de Turismo, Sílvio Costa Filho, talvez seja o auxiliar de Eduardo Campos que mais tem prestigiado o Interior. Amanhã e quarta, por exemplo, tem agenda em Caruaru para discutir alternativas para aquecer o setor no Estado com todos os secretários municipais da área. Silvio é um garoto prodígio.

Curtas

EXCLUSIVO - O deputado estaual licenciado e Secretário do governo Eduardo, AngeloFerreira, sofreu infarto e está internado no Hospital Portugues, em Recife. Em primeiro antendimento, Angelo recebeu os cuidados da equipe plantonista em Belo Jardim e posteriormente foi transferido para o Recife (Por: Joel Gomes).
TESÃO DE NOIVO – O secretário de Governo da Prefeitura de Caruaru, Douglas Cintra, que tem apenas 35 anos, está impressionado com o ritmo de trabalho do prefeito José Queiroz, que já passou dos 60. “A média é de 14 horas/dia”, informa.

EM POMBOS – Inocêncio Oliveira regressou encantado de Pombos, onde participou de uma caminhada com a candidata do PR, Jane Povão. “Esta eleição suplementar vai reafirmar a liderança de Jane no município”, relata o deputado.

SIRI NA LATA – Dissidência histórica do Siri na Lata, o bloco Caranguejo no Caçuá, formado por jornalistas e profissionais liberais, marcou sua prévia para o próximo sábado, no Clube Alemão. Deve atrair também uma penca de políticos.

'Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos'.


(Salmos 10-7) Escrito por Magno Martins, às 06h00

Escrito por Magno Martins, às 05h59

OAB quer que apuração do crime seja federalizada
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Nacional) vai formalizar, hoje, junto ao Ministério da Justiça, pedido para que a apuração do assassinato do advogado Manoel Matos seja federalizada. Ou seja, passe a ser conduzida por um delegado daPolícia Federal. O presidente da OAB/PE, Jayme Asfora, adiantou que conversou com o presidente da OAB Nacional, Cézar Britto, sobre a requisição. "O crime envolve duas unidades da federação e foi praticado numa área em que vários assassinatos vêm ocorrendo com suspeita de participação de agentes públicos em grupos de extermínio. A PF tem condições de resolver sem qualquer interferência", justificou Asfora. Ele adiantou que a OAB vai indagar a PF sobre o cancelamento da escolta feita a Manoel Mattos, que era representante da Comissão de Direitos da OAB na Mata Norte pernambucana. Jayme lamentou que outro advogado fosse executado em circunstâncias semelhantes à que vitimou Evandro Cavalcanti, em Surubim, há 22 anos. "Isso reflete a falta de estrutura da nossa democracia", disse.
Do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: