Coluna de hoje na Folha
Lula financia o MST
Lula calou diante do desabafo do presidente do STF, Gilmar Mendes, que afirmou que o Governo tem sido cúmplice de atos ilegais do MST, como o confronto em São Joaquim do Monte, que resultou na morte de quatro funcionários da propriedade rural. Para Mendes, financiar entidades que praticam vandalismo e recorrem à violência, como o MST, é ilegal.
“Há uma lei – disse ele – que proíbe o governo de subsidiar esse tipo de movimento. Repassar dinheiro público para quem comete ilícito é também uma ilicitude e aí a responsabilidade é de quem subsidia”. Lula não deu um pio, diga-se de passagem, porque é complacente. Mesmo promovendo invasões em fazendas produtivas, como é o caso da de São Joaquim do Monte, o Governo fecha os olhos e financia a baderna.
De 2002 até ontem, segundo o SIAF, Lula autorizou a liberação de R$ 23,81 milhões para o MST e a Associação Nacional de Cooperação Agrícola, um dos braços do movimento. Se considerado apenas o primeiro mandato de Lula, houve um aumento de 315% no volume de verbas repassadas para essas entidades em relação ao segundo mandato de FHC.
Os movimentos sociais devem ter toda a liberdade para agir, se manifestar e protestar. Só não podem usar a violência, tirar a vida de trabalhadores. Governo que dá dinheiro para esse tipo de movimento merece o repúdio da sociedade.
TÁ FORA – A fazenda Consulta, onde quatro seguranças morreram durante tentativa de invasão do MST, sábado passado, em São Joaquim do Monte, é produtiva e, portanto, não pode ser mais desapropriada, conforme Abelardo Siqueira, superintendente do INCRA no Estado. A fazenda foi dividida em quatro partes e não teria assim mais o tamanho mínimo exigido por lei. Apenas latifúndios com áreas superiores a 15 módulos de 75 hectares são passíveis de desapropriação.
Hora de desmistificar - Presidente do PSDB, o senador Sérgio Guerra está disposto a endurecer, como Jarbas, o discurso anti-Lula. “Há muita marola nesse governo. Fernando Henrique pegou o Brasil com a inflação na lua e a dívida externa em moratória. Baixou e manteve a inflação sob controle e entregou um País muito melhor”, diz.
Temer deve acumular PMDB - Uma raposa felpuda do PMDB garantiu, ontem, que Michel Temer não pedirá licença da presidência do partido, porque não existe nenhum impedimento legal. Lembra que Ulysses Guimarães não abriu mão do comando da legenda quando era presidente da Câmara e da Constituinte. Além do mais, a eleição para renovação do diretório nacional só ocorrerá em 2010.
Fim da dependência - Secretário-executivo de Desenvolvimento Social, Acácio Carvalho regressou de um giro pelo Pajeú. Em Tuparetama, onde 70% da população depende do Bolsa-Família, instalou o programa “Pernambuco no Batente”, pelo qual capacitará, de imediato, 200 pessoas para reingresso no mercado de trabalho.
Gesto solidário - Adversário ferrenho do deputado Adelmo Duarte (DEM), o prefeito de Lajedo, Antônio João Dourado (PDT), tão logo soube do acidente em que o parlamentar perdeu a esposa, sábado de Carnaval, ligou para o secretário de Saúde, João Lyra Neto, e pediu urgência no atendimento, inclusive uma UTI aérea.
Curtas
A RAZÃO – O PMDB escolheu Petrolina para fazer seu primeiro encontro em março como forma de reconhecer o crescimento do partido no São Francisco. Emplacou os prefeitos de Petrolina e Lagoa Grande, além do vice de Santa Maria da Boa Vista.
1OO ANOS – Os festejos do centenário de São José do Egito estão sendo coordenados pelo prefeito em exercício Eclériston Ramos, mas o prefeito Evandro Valadares, que está de férias, reassume dia 8 para receber o governador e comandar a festa.
IRMÃ – Deja não era filha do ex-governador Agamenon Magalhães, conforme noticiei, ontem, ao relembrar a premonição dela de que teria em vida dois sobrinhos prefeitos do Recife – no caso Geraldo e Roberto Magalhães. Na verdade, ela era irmã.
'Elogiar um tolo é tão absurdo como cair neve no verão ou chover no tempo da colheita'.(Provérbios 26-1)
Escrito por Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário