Coluna de hoje na Folha
Lula que se cuide!
O PMDB saiu das urnas na eleição passada como o partido que elegeu o maior número de prefeitos no País e logo foi tarimbado de a noiva mais cobiçada nas eleições presidenciais de 2010. Diante do massacre imposto, ontem, no Senado e na Câmara, com a vitória de Sarney e Michel Temer, respectivamente, a legenda peemedebista passa a mandar no Congresso e, hegemônico, pode criar dificuldades para o Governo Lula.
Magoado com a postura de alguns ministros que trabalharam por Tião Viana no Senado, o novo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AC), centrou seu discurso de posse na promessa de um Congresso independente. E já antecipou que uma das suas prioridades é acabar com a farra das medidas provisórias. Com Temer na Câmara, ganha a facção do PMDB simpática à candidatura de José Serra ao Planalto.
Na eleição municipal, Temer se aliou em São Paulo ao prefeito Gilberto Kassab (DEM), apoiado pelo governador Serra. Se o governador Eduardo Campos, que nada faz sem consultar Lula, fez campanha na Câmara para Aldo Rebelo (PCdoB-SP), provavelmente o presidente não tinha tanto interesse na vitória de Temer temendo não contar em 2010 na campanha de Dilma com o apoio do presidente eleito da Câmara e, naturalmente, a sua facção. Se o PMDB é guloso, na interpretação de Jarbas, é igualmente inconfiável. Lula que se cuide!
NO GUINNES BOOK – Mesmo indo ao segundo turno com o baiano José Carlos Araújo, o deputado Inocêncio Oliveira emplacou, ontem, a segunda-secretaria da Câmara e passa a ser um forte candidato a entrar para o Livro dos Recordes como o parlamentar que passou mais tempo na mesa diretora da Câmara. São oito eleições consecutivas, das quais uma de presidente. A bancada pernambucana quase na sua totalidade ajudou Inocêncio a dobrar o seu concorrente no embate final.
O Oswald de Souza do Senado - O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), não consultou os búzios nem tampouco o irmão Renan, que coordenou o processo eleitoral pró-Sarney, mas acertou na mosca o placar da eleição no Senado – 49 a 32 – e ganhou um bolão na Câmara valendo seis garrafas de uísque.
Bruno mostra força - O deputado Bruno Rodrigues, da bancada do PSDB na Câmara Federal, deu uma demonstração de prestígio e força, ontem, ao contabilizar 97 votos na briga pela primeira-secretaria. Até porque ele é estreante na Casa, resolveu disputar de última hora – na verdade faltando três dias para a eleição – e não contou com o apoio do seu partido. Sérgio Guerra orientou o voto em Rafael Guerra (MG).
Direto a Jarbas - Dizem que o discurso de José Sarney na apresentação da sua candidatura foi endereçado a Jarbas Vasconcelos e Aloísio Mercadante (PT-SP) que ao longo da campanha o carimbaram como um retrocesso. Espumando marimbondos, Sarney disse que era velho, mas nunca serviu de capacho em toda sua vida pública.
Caos na Saúde - Ao dar entrada, ontem, no posto médico da Câmara com um profundo quadro de desidratação, o deputado Carlos Wilson teve que esperar 15 minutos pela chegada do médico de plantão. Se no Congresso, a quadro está assim, imagine nos hospitais públicos do Distrito Federal? Fica proibido passar mal no Congresso.
Curtas
ESTÁDIO– Orçado em R$ 6 milhões, o estádio de futebol de Olinda, que fica na Avenida Nacional, em Rio Doce, começa a sair do papel hoje. A autorização para o início das obras foi dada, ontem, pelo prefeito Renildo Calheiros.
SALGUEIRO – A equipe precursora do Planalto chegou, ontem, a Salgueiro para organizar a visita de Lula para o próximo dia 12, quando retomará o projeto da transposição. O primeiro encontro foi com o prefeito Marcones Libório.
POSSE NO TCU - José Jorge toma posse, hoje, no Tribunal de Contas da União com uma festa bem pernambucana. Do Recife, irá uma delegação de amigos e correligionários. Ex-senador, Jorge substitui Guilherme Palmeira, que se aposentou.
Escrito por Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário