quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009






Coluna de hoje na Folha
Se a moda pega ...

Dá arrepios o que ocorreu na Venezuela: a aprovação, através de um plebiscito suspeito, de uma emenda constitucional permitindo a reeleição indefinida de Hugo Chávez. A utilização da máquina estatal chavista foi abusiva e ilegal. O governo usou espaços e recursos públicos, vestiu servidores e soldados com camisetas vermelhas e obrigou os trabalhadores estatais a participarem das manifestações a favor do sim.

O que ficou claro na Venezuela é que o País vive uma involução democrática, com o aprofundamento do modelo socialista autoritário de Chávez, que na verdade é um populista militar. Que o retrocesso venezuelano não tenha reflexos na América Latina como um todo, especialmente no Brasil, onde assistimos perplexos aliados do presidente Lula defendendo abertamente o terceiro mandato, rasgando, assim, a Constituição.

Como no Brasil, onde o fenômeno Lula se enraíza nos grotões nordestinos por causa do Bolsa-Família, na Venezuela o chavismo venceu em mais de 60% da área rural. Lá, infelizmente, os pobres não estão preocupados com a democracia, mas sim em garantir ajudas semelhantes a uma bolsa-família.

A campanha de Chávez tem muita semelhança com o que se observa no Brasil, porque foi feita em cima da falsa tese de que sem o chavismo, acabarão as políticas sociais implantadas nas últimas décadas. Triste Venezuela!

NA PENA DE MAGALHÃES – Roberto Magalhães talvez seja o único parlamentar que tenha optado por passar o Carnaval em Brasília. Aproveita a tranqüilidade da cidade para preparar a consulta que o DEM, o seu partido, fará ao TSE sobre a legalidade da extensão dos atos que a ministra Dilma Rousseff tem participado pelo País afora, o que caracterizaria campanha antecipada. Como Magalhães em horror à festa momesca, a escolha do seu nome caiu como uma luva.

Barrado no baile - Em tempos de pré-campanha eleitoral pró-Dilma, o cerimonial do Planalto está cada vez mais rígido. Na visita de Lula a Salgueiro só subiram ao palanque as autoridades que ocupariam as oito cadeiras reservadas. O secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra, que acompanhava o governador, foi barrado e teve que assistir a cerimônia debaixo de sol de 40 graus.

A redenção de Paulista - O deputado Amaury Pinto (PR) pediu audiência ao governador Eduardo Campos. Quer entregá-lo uma proposta para criação de um centro de moda popular em Paulista e um pólo têxtil. No seu entender, seu projeto seria a redenção da área metropolitana norte. “Para isso, as empresas teriam que receber incentivos fiscais, como na sulanca”, diz. Na AL, Pinto ocupa a vaga de Sebastião Oliveira.

Tropeço verbal - O líder do PT na AL, Sérgio Leite, diz que Jarbas foi no mínimo incoerente ao atacar de forma generalizada partidos e políticos. “Foi essa gente que o senador ataca, agora, que no passado o elegeu governador por dois mandatos seguidos. Ou seja, no passado, para ele, prestava. Agora, não serve mais”, ironiza.

Na mão de Inocêncio - O secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, embora tenha ampliado suas bases no sertão, reafirma que será candidato à reeleição de deputado estadual. “Só daria um passo adiante em busca de um mandato de deputado federal se recebesse a missão do meu líder Inocêncio Oliveira e fosse por ele apadrinhado”, observa.

Curtas

CONTRATAÇÕES – O presidente da Copergás, Aldo Guedes, já contratou 27 dos 37 candidatos aprovados no concurso da empresa. Até março, admitirá os 10 restantes. Com isso, antecipa em um ano o prazo que teria para regularizar os habilitados.

COMISSÃO – O deputado Pastor Cleiton Collins (PSC) assumiu a presidência da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia. O momento, de crise no mundo globalizada, parece oportuno para um debate sobre seus efeitos no Estado.

CORREÇÃO – A pressa é inimiga de perfeição, diz o ditado popular. Na nota que publicamos, ontem, sobre os efeitos da crise internacional em Pernambuco, o corte de 4% no FPE representa uma perda de R$ 15 milhões e não R$ 300 milhões.

'Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos!'(Salmos 112-1) Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário: