Coluna de hoje na Folha
A falsa reforma agrária
Furioso com Lula, o MST antecipou o tradicional “Abril Vermelho”, no qual promove invasões e depredações do patrimônio de fazendas pelo chamado “Carnaval Vermelho”. A ira tem lá suas razões: o governo petista assentou menos famílias do que na gestão do ex-imperador FHC.
Entre 1996 e o final de 2002, o governo tucano distribuiu terra com 592.141 famílias, enquanto na era Lula foram assentadas 448.954 famílias nos últimos cinco anos e ainda com um triste agravante: o próprio MST e a Contag calculam que dentre os quase meio milhão de famílias 30% são inflados, ou seja, falsificados.
De acordo com a Contag, o Ministério da Reforma Agrária regularizou milhares de posses que já estavam há anos em poder do sitiante e contabilizou os números como de assentados da reforma agrária. Mentindo, como fez no evento em que Dilma falou para três mil prefeitos, no qual se divulgou que os gastos teriam sido em torno de R$ 300 mil quando, na verdade, ultrapassaram a casa dos R$ 4 milhões, o governo petista atraiu também a ira da Igreja.
“É ridícula a velocidade da reforma agrária”, desabafa o padre Severino Leite Diniz, da Comissão Pastoral da Terra, para quem Lula está passível de um pedido de prisão por não cumprir a Constituição nem tampouco fazer a reforma agrária. Mais grave do que não respeitar a Constituição é falsear números para enganar a população.
LENTIDÃO – Pelos cálculos da Contag, da Igreja e do MST, cerca de 100 mil famílias de sem-terra no País já poderiam estar assentadas não fosse a falta de compromisso do Governo Lula com a reforma agrária. A justiça, claro, também tem sua enorme cota de participação: segundo o Incra, mais de 400 fazendas aguardam decisão judicial para serem transformadas em assentamentos. Nesses casos, o Incra já desapropriou as áreas, mas os fazendeiros ainda permanecem com a posse.
Sinusite derruba Jarbas - Jarbas quase não consegue fazer seu pronunciamento na terça-feira por causa de uma forte crise de sinusite. “Há tempo não tinha uma reação tão violenta”, atesta o senador, que ontem estava à procura de um especialista em Brasília recomendado pelo seu médico particular, o ex-secretário de Saúde, Guilherme Robalinho.
Antecipação da sexualidade - Evangélico e no sexto mandato estadual, o deputado Manoel Ferreira (PR) protestou, ontem, contra o gesto do presidente Lula de distribuir preservativos durante o Carnaval no Sambódromo. “Com a desculpa de proteger nossos jovens contra doenças sexualmente transmissíveis, o presidente, na verdade, incentiva a antecipação da sexualidade. Nunca vi uma campanha tão imoral e irresponsável”, afirmou.
Cheiro de vingança - O governador teve uma reunião com o secretário de Defesa, Servílio Paiva, e o presidente do PSB, Milton Coelho, para se inteirar do assassinato do vice-presidente da legenda socialista em Arcoverde, Nenca Brito. Pelo que já foi apurado, dificilmente o crime teve motivação de natureza política. Pode ter sido vingança.
Tome abacaxi! - A deputada Ana Arraes, que assumiu, ontem, a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor, terá que fazer um curso de especialização em descascar abacaxi. A pauta envolve desde projeto de sua autoria, para isentar de tributação os produtos da cesta básica, até mesmo audiências públicas sobre aumento de energia.
Curtas
CONSÓRCIO – O prefeito de Aliança, Azoka Gouveia, assume, amanhã, a presidência do Consórcio dos Municípios da Mata Norte e do Agreste Setentrional. O vice é o prefeito de Passira, Miguel Freitas. A ordem é fazer projetos em comum.
NA MARCHA – O prefeito do Cabo, Lula Cabral (PTB), decidiu engrossar a marcha dos prefeitos em Brasília na próxima semana. Ele acredita que o movimento possa levar o Governo a compensar as perdas provocadas pelos cortes no FPM.
SEBRAE – Embora a sulanca seja a atividade que mais gera empregos hoje no Estado, Santa Cruz do Capibaribe não dispõe, hoje, de uma agência do Sebrae. Mas pode sair, segundo garantiu o deputado Edson Vieira após audiência no Sebrae.
'Porque o espremer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue, e o espremer da ira produz contenda'. (Provérbios 30-33)
Escrito por Magno Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário