segunda-feira, 6 de abril de 2009

"Tragédia"



Tremor de 6,3 graus na escala Richter atingiu o centro da Itália e já é o pior no país desde 1980. Maisde 10 mil imóveis foram danificados em L'Aquila, a 110 km de Roma --na capital italiana, moradores também foram acordados pelo sismo. Premiê Silvio Berlusconi decretou estado de emergência.

Coluna de hoje na Folha
O choro de Minas

Os governadores do Nordeste devem transformar a reunião da Sudene, hoje, em Montes Claros (MG), numa sessão chororô. É grande a reclamação contra a União pelos cortes brutais nas transferências constitucionais depois da redução do IPI, um dos impostos que compõe o FPE e o FPM. Eduardo Campos (PSB) defenderá que os seus colegas nordestinos façam coro contra a utilização das receitas geradas pelo IPI para pacotes de bondade do governo.

Na interpretação do governador, se o presidente quer de fato ajudar o setor privado que o faça com os recursos da Cide e Confins, tributos utilizados apenas pela União e que não afetam os caixas estaduais. Os governadores perderam receita, é verdade, mas o que movem eles, também, é a forte pressão das bases.

Os prefeitos reclamam que passaram a administrar massas falidas depois que o Governo mexeu no IPI e que não conseguem sequer pagar a folha em dia ou até mesmo fazer o repasse do duodécimo às câmaras municipais.

Amanhã, o presidente Lula deve anunciar um pacote de ajuda aos municípios. Mas não seria mais sensato incluir algumas sugestões que os governadores apresentarão após a reunião de hoje?

E AGORA LULA? A marolinha continua fazendo estragos no Brasil, apesar de Lula ter subestimado o seu poder corrosivo. Acabe de ser divulgado um estudo no qual 563 mil famílias que integravam a classe média perderam poder aquisitivo em função da crise e foram rebaixadas para as classes D e E. Mas o pior, segundo economistas renomados, ainda está por vir nos próximos 90 dias. E Lula continua fazendo de conta.

Acendendo a fogueira - A ministra e presidenciável petista Dilma Rousseff aceitou convite do deputado Wolney Queiroz (PDT) e estará na abertura do São João de Caruaru, marcado para 30 de maio. Se ela quer mesmo ser conhecida no Nordeste, a opção foi perfeita: a festa reúne 1,5 milhão de pessoas.

Grupo de Dilma planejou sequestro - Reportagem publicada, ontem, na Folha de São Paulo, aponta que o grupo armado que a ministra Dilma integrou no seu passado revolucionário planejou o sequestro do então todo poderoso ministro da Fazenda, Delfim Neto, em 1969. A revelação partiu de um ex-dirigente da organização terrorista, mas a ministra, hoje aliada de Delfin, nega.

Não colou - Se o secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho, esperava virar um pop star no Grande Recife assumindo a presidência do Santa Cruz, a estratégia até agora não deu certo. Segundo pesquisa da Método, sua pré-candidatura ao Senado só tem aceitação no São Francisco.

O pai é Liba - As comemorações dos 300 anos do Recife como vila, em fevereiro do próximo ano, serão celebradas não apenas com uma sessão especial na Câmara de Vereadores, mas também com a edição de um livro, segundo o ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB), autor do requerimento.

Curtas

DE OLHO – O secretário de Articulação Regional, Aluízio Lessa, confirma o desejo de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, mas nega que esteja invadindo área de deputados da base. Não é o que dizem os deputados.

INVASÃO – Em Belo Jardim, um terreno do Estado com, aproximadamente, 70 hectares, foi literalmente invadido, segundo o vereador Valdemir Cintra (PTB). Ele informa que já fez a denúncia à Procuradoria Geral.

AUMENTO – Nem o laboratório estatal Lafepe consegue sobreviver com a crise sem aumentar seus produtos. A cartela de vitamina C com 500 mg, que custava R$ 1,20, subiu 50% e agora está sendo comercializada a R$ 1,80.

'A justiça engrandece um povo, mas o pecado é uma desgraça para qualquer nação'. (Provérbios 14-34)Escrito por Magno Martins, às 06h00

Nenhum comentário: