quarta-feira, 26 de março de 2008

"Pernambuco e a PDVSA. Todo cuidado é pouco"




26/03/2008
Lula e Chávez hoje no Recife: pauta extensa a cumprir
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez visitam hoje as obras da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial Portuário de Suape. A possível assinatura do acordo societário entre as estatais petrolíferas do Brasil e da Venezuela - Petrobras e PDVSA - para construção da refinaria, cogitada nos últimos dias, não foi confirmada nem pela assessoria da presidência nem pela própria Petrobras. Mas ainda há expectativa sobre o resultado do encontro entre os presidentes porque também está confirmada, para a tarde de hoje, uma reunião de cooperação técnica entre ministros venezuelanos e brasileiros, no Palácio do Campo das Princesas.
A Petrobras e a PDVSA negociam um acordo que prevê parceria na construção da refinaria, no Brasil, e na exploração de petróleo e gás natural na Venezuela. A princípio, o acordo a ser assinado prevê 60% de participação da Petrobras e 40% de participação da PDVSA no empreendimento brasileiro. Na Venezuela, a participação se inverteria. A Refinaria Abreu e Lima tem investimento previsto de R$ 9 bilhões e a capacidade planejada para processar 200 mil barris de petróleo por dia. De acordo com o diretor do projeto da refinaria, Ricardo Barreto, a terraplanagem do terreno de 630 hectares onde a refinaria será construída já foi completada em 31% da área.
Antes da visita à refinaria, o presidente assina ordens de serviço para obras de saneamento e urbanização de favelas, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro do Jordão, no Recife, a partir das 10h. A visita ao Porto de Suape está marcada para as 15h e a reunião ministerial para as 16h. Amanhã, o presidente Lula participa da abertura do Fórum Brasil-México, no hotel Atlante Plaza, em Boa viagem, às 9h30. Às 11h, Lula inaugura o ambulatório central do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip) e, às 15h, participa da abertura da primeira agência do banco mexicano Azteca no Brasil, que funcionará no bairro de Água Fria, no Recife.(Folha de Pernambuco)Escrito por Magno Martins às 05h58

Nenhum comentário: