terça-feira, 27 de maio de 2008





Coluna de hoje na Folha
Picado por uma jararaca
Por mais explicações que tenha dado, até hoje não consegui entender o que levou o ex-prefeito de Caruaru, Tony Gel (DEM), a renunciar ao cargo em nome de uma postulação a vereador do município, depois de dois mandatos seguidos.
Mais difícil, ainda, é entender a coragem que teve para passar o poder ao então presidente da Câmara, Neguinho Teixeira (PSDC), político que ficou sem credibilidade, ao se tornar conhecido nacionalmente pelo escândalo do passeio na Argentina bancado com dinheiro público.
Ao anunciar, ontem, que é candidato à reeleição, 40 dias após receber a Prefeitura das mãos do antecessor, Teixeira deu uma rasteira em Gel e passou a ser o novo divisor da base governista.
Em política, vez por outra alguém cria uma cobra no quintal, mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde pode ser picado por ela e até morrer envenenado. Pelo jeito, o ex-prefeito criou uma jararaca, daquelas bem traiçoeiras, cuja picada é mortal. E olha que Gel é, literalmente, uma cobra criada!
A esta altura, certamente deve estar morrendo de arrependimento, até porque a traição não se resumirá ao projeto pessoal do prefeito de tentar a reeleição. Vem por aí uma vassourada impiedosa no secretariado, todo ele ainda herdado da era Tony Gel.
BOM COMPANHEIRO – O secretário de Articulação Social, Waldemar Borges (PSB), que esteve cotado para vice na chapa de João da Costa (PT), é um político de perfil raro: transita em todos os segmentos partidários, vem de uma militância histórica no combate ao regime de exceção, é leal aos companheiros e tem uma trajetória pautada na coerência. Wal, como é tratado, também é um executivo competente. Que o diga o governador Eduardo Campos, que não se cansa de elogiá-lo.
DNA de Lavareda - Quem leu atentamente a entrevista de Antônio Lavareda ao JC, domingo passado, concluiu que o sociólogo falou da boca pra fora ao negar envolvimento direto no marketing da campanha do candidato do PMDB a prefeito do Recife, Raul Henry. Pelo menos até o momento as pessoas apresentadas por Henry têm o DNA do professor.

Polêmica em Serra Talhada - Em Serra Talhada, a sucessão pega fogo. Ao ler nesta coluna que o vereador Faeca Melo (PTN), aliado do deputado Inocêncio Oliveira (PR), estaria na iminência de fechar um acordo para ser o vice do ex-prefeito Geni Pereira (PTB), candidato da oposição, o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, garantiu que o suposto entendimento não existe. É bom ele abrir os olhos!

O bote de Vidal - Quem insuflou o prefeito Neguinho Teixeira a ser picado pela mosca azul da reeleição em Caruaru foi o presidente estadual do seu partido, o PSDC, Luiz Vidal. A confissão é de aliados do prefeito, embora até as paredes da sede da Prefeitura saibam da versão. Vidal também é cobra criada, mas seu bote deixa rastros.

Lexotan neles! - Vereadores só dormem agora sob efeito de lexotan até que o Congresso aprecie a PEC 333/04, que recupera o número de vagas nas câmaras cortado por uma resolução do TSE. Há expectativas de que a matéria entre em votação esta semana na Câmara, em primeiro e segundo turnos. Mas o tempo trabalha contra.

Curtas

ARRASTÃO – Terezinha Nunes (PSDB) ocupou a tribuna, ontem, para denunciar o que esta coluna já havia antecipado: a falta de viaturas para policiamento ostensivo em Santa Maria da Boa Vista, palco de um arrastão sexta-feira passada.

O LÍDER – O conselheiro Romário Dias, que hoje vira cidadão pernambucano, continua sendo o maior líder do Agreste, segundo o prefeito de Palmeirina, Eudson Catão. “Ele é um companheiro leal e correto. A homenagem é justíssima”, observa.

VELHO CHICO– Marcos Carvalho, cineasta, fotógrafo e produtor cultural lança, hoje, na Livraria Cultura, o livro-álbum Vale do São Francisco, imagens e história, com 130 fotografias da fauna e flora espalhadas ao longo do Velho Chico.

'Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte. Você pode dizer que o problema não é seu, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. Ele pagará de acordo com o que cada um fizer'. (Provérbios 25-11) Escrito por Magno Martins

Nenhum comentário: