quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

"Triste retorno"


Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o veículo saiu do Crato (CE) com destino a Paulo Jacinto (AL). O caminhão saiu da pista e capotou. A cidade, segundo apurou nosso blog, está em luto. Fica na microrregião de Palmeira dos Índios e tem apenas 7.486 habitantes. Conheça mais da cidade da maioria das vítimas da tragédia : http://maisalagoas.uol.com.br/mais.asp?id=paulojacinto
Por Nill Júnior

Nosso comentário: 09 mortes.
Quando da ocorrência de acidentes deste porte, ficamos nós sertanejos, com sentimento de culpa, fato posto de que se não houvesse tanta miséria no Nordeste, com implantação de políticas de infra estrutura e reconhecimento das nossas necessidades pelos políticos brasileiros, não precisaríamos, anualmente, fazermos promessas com o "Padim Padre Cícero", "Frei Damião - o Santo das Missões" e outros mais.
Os Romeiros que padeceram nesta missão de fé, não buscavam nada mais nada menos do que se fortalecer nos pedidos e aclames dirigidos a estes "Santos do Nordeste", buscando integralizar ainda mais a sua fé e reconhecimento das autoridades que nós é que somos os desiguais neste País. E não é diferente. Passam-se anos e mais anos "e o sertão continua ao Deus dará". Não se controe reservatório de águas para minorar o nosso sofrimento, escasseando os nossos mantimentos advindos da terra "brocada" e trabalhada braçalmente, quando muito, arada com um Jumento ou uma junta de Bois, que servira para comprar o remédio de um ente querido quando este adoecer ou for "se operar". Analisemos os que estavam no Caminhão, conhecido como Pau de Arara. Lá estavam por que não tinham condições de viajar de ônibus, de forma confortável, pelo contrário, morreram de forma miserável num acidente de Pau de Arara, onde foram "rezar", pedir perdão das práticas errôneas e, pensando estes, retornarem para suas humildes moradas "limpos" de pecados e esperançosos no inverno para produzirem feijão e milho para os "muleques" e a "muié".
A verdade é que depositamos nossa fé nos "Santos" para resolução dos nossos imensos problemas e na realidade estes (os problemas) encontram-se nos atos políticos dos larápios que enganam de sorrisos aberto o povo onusto de misperia, porém, ordeiro do Nordeste Brasileiro.
Precisamos ser inteligentes e darmos um basta no descaso apregoado por essa prole de irresponsáveis que ao invés de nos orgulharem denigrem a nossa imagem lá fora. Causa-me pânico quando leio que deputados federais que estão licenciados (06 no total) receberam R$ 16.300,00 para irem apenas "votar" na eleição da Mesa Diretora da Câmara Federal.
Afirmou certa feita o poeta Sebastião Dias em um congresso na bela cidade de Olinda: "Seu doutô me desculpe dessa vez/mais a fome já foi um grande teste/o impacto da crise do Nordeste/ um pedaço da culpa é de vocês/ao invés de fazer Angra dos Reis/ que só faz aumentar nossa despesa/por que não construir aqui uma represa/eu lembrei ao senhor mais foi perdido/seu Doutô o Nordeste esta sofrido/ mais a culpa não é da natureza.
(Por: Joel Gomes)

Nenhum comentário: