Coluna de hoje na Folha
PPS faz cauda para o PV
Até o fim desta semana, o PPS decide quem apoiará na eleição para prefeito do Recife. Com a desistência do deputado Raul Jungmann, a legenda pós-comunista está dividida entre Cadoca (PSC) e Mendonça Filho (DEM), mas o grande impasse foi posto pela chapa proporcional.
Há um acordo selado para que PPS e PV, que estavam fechados com Jungmann na majoritária, também voltem a caminhar juntos na proporcional, o que se traduz num acordo bom apenas para o PV, que tem dois vereadores com reais chances de se reeleger usando a cauda do PPS, que, neste quadro, não elege nenhum representante para o parlamento municipal.
Alguns candidatos filiados ao PPS, como Vera Lopes e Maré Malta, com bases razoáveis no Recife, só teriam chances de emplacar um mandato numa outra coligação, sendo a melhor com o PSDB, que não tem vereador de mandato.
Os vereadores Daniel Coelho e Augusto Carreras, do PV, os mais beneficiados com a cauda do PPS, asseguram que a coligação faz três vereadores, mas o decano Liberato Costa Júnior, que tem o seu Data - Liba, descorda desta tese e garante que esse entendimento na proporcional PV-PPS só é bom para o Partido Verde, que está de olho na cauda do PPS.
ARMANDO X GERALDO – Do presidente do PTB, Armando Monteiro Neto: “Meu caro Magno, no seu comentário de ontem, no qual destaca nossa posição de apoiar Gonzaga Patriota em Petrolina, você se esqueceu de destacar: 1) Meus laços afetivos com o deputado Geraldo Coelho, por quem tenho forte apreço e admiração; a lealdade do companheiro ao partido e seu elevado espírito público. Diante disso, não tenho a menor dúvida de que o companheiro Geraldo Coelho vai optar para o que for melhor para o partido”.
Em defesa do chefe - O presidente do PSB, Milton Coelho, fez um esforço descomunal para evitar o bate-chapa na convenção de Petrolina. Em sua opinião, Eduardo Campos não pode ser acusado de divisionista. “Como presidente nacional do PSB, o governador se curvou ao estatuto do partido”, adverte.
Uma estrada intransitável - As chuvas no Sertão já cessaram, mas o Governo não iniciou, ainda, a operação tapa-buraco nas estradas da região. Sugiro ao secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, a começar pelo trecho de Serra Talhada, sua terra natal, para Afogados da Ingazeira. Tem menos de 70 km e está intransitável, provocando dano à economia dos dois municípios.
Vice na pesquisa - O PSB encomendou uma pesquisa para decidir, democraticamente, o vice na chapa do prefeito de Camaragibe, João Lemos (PCdoB), candidato à reeleição. Três nomes foram incluídos no disco: o socialista Chicão, o trabalhista Luciano Andrade e Denivaldo Freire, atual vice, do PR.
Rompimento - Em São José do Belmonte, o vice-prefeito Vital Machado, do PTB, rompeu com o prefeito Rogério Leão (PR) e será candidato a prefeito numa aliança com o PSB, tendo na vice Dona Josa, esposa do ex-prefeito Neném de Alberto. A costura foi feita pelo deputado Augusto César Filho.
Curtas
ADIAMENTO – O PDT cancelou sua convenção, ontem, em Petrolina, para dar mais tempo a uma negociação do pré-candidato Sargento Quirino com o candidato do PSB a prefeito, Gonzaga Patriota, de quem pode ser vice.
TRAÍRA – Em Paulista, o prefeito Yves Ribeiro (PSB) traiu o acordo com Sérgio Guerra e escolheu uma chapa puro-sangue com o vereador Antônio Valpassos na vice. Dufles Pires, atual vice, será candidato a vereador.
VICE DE ALF – Candidato do PDT a prefeito de Olinda, o ex-deputado André Luís Farias, o ALF, tem encontro agendado, hoje, com o comando do PPS no município, do qual sairá o nome do seu candidato a vice.
Leia a Bíblia! Só Jesus salva!