sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

"Notícias do dia"

Este ano a Secretaria de Educação de Pernambuco vai oferecer mais uma vez aos alunos da rede estadual de ensino, fardamento e material escolar. Segundo a Gestora da Gerência Regional de Educação, Cecília Patriota, o kit escolar será entregue mais rápido já que tudo foi adiantado para evitar atraso como ocorreu em 2008. Além dos alunos, o estado está oferecendo desde o final do ano passado computadores portáteis para todos os professores.
Postado Por: ALDO VIDAL

SERVIDORES MUNICIPAIS RECEBEM SALÁRIOS DE JANEIRO 6ª FEIRA
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Afogados da Ingazeira confirmou no Programa Comando Geral da Rádio Pajeú que o pagamento dos servidores municipais, referente ao mês de Janeiro está confirmado para esta 6ª feira (30) para todos os servidores. Segundo a Secretária, Acidália Amorim, para este semestre o calendário foi elaborado e os salários serão pagos sempre no último dia útil de cada mês.
Postado Por: ALDO VIDAL


Pavão misterioso - Na eleição em que a Câmara renovará a sua mesa diretora, na próxima segunda-feira, o deputado pernambucano Negão Abençoado (PRB) aparece como eleitor na lista dos quatro candidatos a presidente: Michel Temer (PMDB-SP), Ciro Nogueira (PP-PI), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Osmar Serraglio (PMDB-PR). Por isso, seus colegas só se referem a ele como o “Pavão misterioso”.

Bancada fecha com Temer - Dos 25 deputados que integram a bancada de Pernambuco na Câmara, 15 devem votar em Michel Temer para presidente. Os aliados do governador Eduardo Campos – seis na sua totalidade, já que Carlos Wilson está de licença médica - votam fechado em Aldo Rebelo. São os seguintes: Ana Arraes, Fernando Filho, Gonzaga Patriota, Silvio Costa, Paulo Rubem e Wolney Queiroz.

Briga desigual - Principal cabo eleitoral de Ciro Nogueira, Eduardo da Fonte (PP) não conseguiu um único voto na bancada para tentar forçar um segundo turno entre o deputado piauiense e Temer. Prefeito de João Alfredo, sua terra natal, Severino Cavalcanti, ex-presidente da Casa, montou um QG em Brasília como cabo eleitoral de Ciro.

Boa notícia - O médico Marcelo Ventura recebe, hoje, o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Hamilton Moreira. Em evento marcado para o auditório do Hope, das 8h30m às 18 horas, Moreira preside a mesa de avaliação dos trabalhos científicos com a marca da Fundação Altino Ventura ao longo do ano de 2008.

Curtas

SALGUEIRO – O prefeito de Salgueiro, Marcones Libório (PSB), pediu, ontem, à Fundarpe, para incluir o município no Carnaval multicultural. E aproveitou para discutir a agenda de Lula, que irá ao alto sertão no dia 12 de fevereiro.

CHUVA – Choveu tanto, ontem, em São Bento do Una, no Agreste, que o prefeito Padre Aldo (PMDB) já pensa em devolver ao Estado os oito carros-pipas que estão abastecendo a zona rural em caráter emergencial há 10 meses.

NO PAPO – Cadoca diz que o candidato do PMDB à Presidência da Câmara, Michel Temer, teria, hoje, 376 votos. Se isso se configurasse em realidade o prognóstico de traição que varia entre 150 a 180 votos. Isso no pior dos cenários.

'Quem é fraco numa crise é realmente fraco'. (Provérbios 24-24)Escrito por Magno Martins
Em conversa franca com o amigo e prefeito de Iguaracy, cidade co-irmã de Tuparetama, disse-me ALBÉRICO que houve um corte de aproximadamente 90.000,00 nos repasses para o município e que ele (Albérico) estava administrando este corte nos recursos com muita responsabilidade para não prejudicar os compromissos.
Albérico, um dos mais jovens prefeitos eleitos para o quadriênio 2.009/2.012, detém um prisma de confiança e muita vontade em fazer uma gestão participativa, já que o seu antecessor, Dr. Dessoles, mudou a configuração administrativa do município de Iguaracy.
Este blogueiro, espera que o gestor Albérico, como amigo que sou, realize uma administração diferente, mas, com probidade, transparênca e muita cautela, respeitando o povo e em especial os funcionários do município na aplicabilidade da imparcialidade que deve nortear qualquer administrador.
É o nosso desejo.
(Por: Joel Gomes)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

"Do mesmo jeito"




O Brasil é um País de pessoas consideravelmente inteligentes. Hão, evidentemente, de propagar-se, aqueles que dispõem de visões, muitas vezes consideradas futuristas, porém, atualizadas na forma e características visíveis do contraditório social. Os que não comungam e que são expressamente contrários, serão retrógados e ineficazes (para alguns da elite). Essa é a expectativa com relação ao Pajeú Clube, prazerosos momentos de muitas felicidades e que não poderemos esquecê-las por ser parte não só das minhas lembranças, mas, de uma população inteira.
Não sei se estou devidamente correto ao pronunciarmos nestes moldes, apenas, e só apenas, afirmo de forma categórica (e melancólica) de que SURRUPIARAM o Pajeú Clube que pertence a uma Associação e não a um "clã", mesclados estes de erros e ilícitos na sua condução administrativa (espero que provem o contraditório - estou a disposição para contraditar).
(Por: Joel Gomes)

(Por: Joel Gomes)

"Afogados no desejo"



MAVIAEL DIZ QUE ZÉ NEGÃO É "PEQUENO"
O ex vereador de Afogados Maviael (PTB) disse no Programa Manhã Total - Rádio Pajeú que o veredor José Edson Ferreira (Zé Negão) era "pequeno" e tinha faltado com a verdade ao dizer que ele não tinha sido localizado para as convocações extraordinárias da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira.
Maviael ingressa esta semana através dos advogados Paulo Arruda Veras e Aloísio Arruda com pedido de anulamento das convocações extraordinárias do fim do ano que criaram novas Secretarias de Governo no município e deram nomes a obras como o sistema viário.
Sobre as declarações de Zé Negão de que "não tinha como instalar um GPS em Maviael para localizá-lo", Maviael retrucou : "Se um GPS fosse instalado em Zé Negão na campanha só iria achá-lo na Delegacia", fazendo alusão às denúncias de compra de voto que o ex presidente foi alvo.
Por Nill Júnior

"É Brasil. É Pernambuco e Paraíba"

INTERNAUTA REPÓRTER : PONTE QUE CAIU SEM SOLUÇÃO ENTRE PE E PB
Já faz um ano agora em janeiro que as chuvas derrubaram a ponte da PE que liga Tabira-PE a Água Branca-PB e nada foi feito pelo Governo do Estado para consertá-la. Vários acidentes tem sido verificados no local. Segundo o vereador Sebastião Dias vários requerimentos foram enviados para o DER sem resposta.
Por José Augusto Freitas - Internauta Repórter

"O programa Bolsa Família"





De cunho único e eleitoreiro, a "menina dos olhos" do governo Lula (o melhor já visto, falando por mim) tem levantado comentários sobre o seu real fundamento e se seria um programa voltado para o crescimento social da população beneficiada. De acordo com os princípios de alguns, veementemente NÃO. Para outros SIM.

Cá prá nós, simples observadores do crescimento do País, cresceu este socialmente onde o "povão" pode fazer refeições com mais "feijão e arroz", já que os benefícios chegados a quem precisa tem trazido para dentro dos lares valores que chegam a ultrapassar cem reais, auxiliando na melhoria de vida daqueles que sofrem o dia-a-dia de não fazer as três refeições.

A finalidade do programa é atender quem precisa, porém, nem sempre foi assim. Na minha cidade (Tuparetama), por exemplo, denunciou-se ao MP/PE, em 2.005, de que funcionários públicos estaduais, municipais e até comerciantes recebiam os benefícios, o que não é correto, enquanto que diversas pessoas, devidamente necessitadas, eram preteridas e, diga-se, com o aval e conhecimento dos gestores do programa.
Evidentemente que a denúncia levou o MP/PE a fazer uma checagem e fez cumprir as determinações.

Na análise simplista, entendemos que o programa atinge, por um lado o objetivo de minimizar as necessidades do "povão", mas, estudos afirmam que as pessoas atendidas pelo mencionado programa, viciam-se e acomodam-se, consequentemente não produzindo para o desenvolvimento sócio-econômico do Brasil. Seria mais ou menos como "dar o peixe e não ensinar a pescar", invertendo o verdadeiro teor da mística chinesa que é entendido de maneira contrária.

Se eleitoreiro, não resta dúvidas, mas, que tem seus efeitos positivos em relação a pobreza, não se discute.
O melhor seria infra estruturar os municípios, capacitando-os para prover as pessoas necessitadas de empregos dignos, onde as pessoas levantassem ao amanhecer sabendo o que iriam fazer mais também quanto iriam receber no final do mês pela labuta diária. Precisamos de emprego para que não haja acomodação e nem o vício de nada fazer. onde homens e mulheres de bem aguardam, humilhantemente, pela "esmola do governo". Ao invés da roubalheira dos recursos do dinheiro público, precisamos de homens honesto governando os municípios, estados e o poder central, para podermos bater no peito e dizer: Sou brasileiro, tenho um emprego, sou igual a qualquer um, tenho dignidade e o meu representante político é honesto (ou coisa difícil My God).

(Por: Joel Gomes)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

"A filosofia Milongueira da política egipciense"






Em São José do Egito, a acirrada aresta entre o ex vice prefeito e o atual gestor Evandro Valadares, ainda vai longe. Evandro, como sempre, vai rebater os ataques de Cláudio Soares e este irá revidar com as informações que dispõe sobre a administração de Evandro.

Acredita-se que Cláudio Soares, por ser jornalista, dispõe de informações ainda mais comprometedoras sobre a atuação da Controlodoria Geral da União - CGU - que passou dias em São José do Egito e a Polícia Federal que lá esteve por três vezes "bisbilhotando" a aplicação dos recursos destinados ao município.

O que diria o filósofo Milonga se ouvisse comentários a respeito da política de governabilidade e a oposição em São José do Egito? Com certeza se espantaria com a "guerra de línguas" e diria que: "bom mesmo é o Vasco", sem se importar jamais com os casos e descasos que norteia a política local.
Muito embora saibamos que não é dessa forma que deveremos participar da política vivida em cada um dos municípios brasileiros. Se quiser observar, leia Berthold Brechet que afirma que o "pior dos analfabetos é o analfabeto político".

Mas, enquanto isso, esperemos e veremos como terminará o próximo "round".
(Por: Joel Gomes)

"Quem dera umas férias"


NÃO TENTE SE HOSPEDAR NO HOTEL DO SESC EM TRIUNFO ESTE ANO
A crise passa longe dos hotéis administrados pelo Sesc em Pernambuco. O de Triunfo, cujo principal atrativo é um teleférico, não tem mais reservas para este ano. Já o de Garanhuns está dobrando sua capacidade de hospedagem de 55 para 110 apartamentos para tentar responder pela demanda. “O Sesc mudou a realidade de Triunfo”, comemora o presidente da instituição, Josias Albuquerque. (Coluna de Magno Martins na Folha de Pernambuco)

"Dois pesos. Duas medidas"


Novamente o vice presidente da república, José de Alencar, sofre intervenção cirúrgica para retirada de nódulos cancerígenos do intestino. Como tem padecido este homem de gestos simples e de coragem pois, mesmo como vice presidente, tem arremessado pedras na política econômica do País, onde somos portadores de uma das maiores taxas de juros do mundo. Isso mesmo, do mundo.

O diferencial é: O Jose de Alencar sobrevive a dez anos fazendo tratamento contra esse mal que o aflige. Será que um brasileiro comum (ou mortal na hipótese de alguns) também estaria vivo se portador do mesmo mal? Claro que não. O vice presidente José de Alencar tem "panos p'ras mangas" e recebe tratamento no Sírio Libanês, em São Paulo. Os simples mortais ( Manés, Josés,...), com certeza já teriam "batido as botas" pois o Sistema Único de Saúde no Brasil - o SUS - não os atenderiam a contento, no mesmo tempo e tratamento que recebe o vice José de Alencar.

Quem pode recebe tratamento de primeira qualidade. Quem não pode padece pela doença e gera apenas mais um número na estatística brasileira.

Pela coragem e determinação de vencer mais essa luta, apenas afirmamos - FORÇA ZÉ.


(Por: Joel Gomes)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009



Coluna de hoje na Folha
Paraíba sob suspeita

Já era previsível que a morte do advogado e ex-vereador de Itambé, Manoel Bezerra de Mattos Neto, tivesse repercussão internacional não só pela sua luta em favor dos direitos humanos como pela desconfiança de que grupos de extermínios estejam envolvidos. Principal território de ação de Manoel, Itambé, que faz divisa com a Paraíba, é considerado área de desova.

E, por incrível que pareça, apesar da “fama”, nunca foi objeto de uma ação policial comum entre os Estados de Pernambuco e Paraíba. Mas um fato me chamou atenção, ontem, quando me inteirava do assunto: a contundente declaração do deputado Luiz Couto (PT-PB) responsabilizando a polícia paraibana pelo assassinato. Corajoso, Couto fala com conhecimento de causa.

Na CPI do Extermínio da Câmara, o deputado foi responsável pelos maiores avanços nas investigações feitas até então. Partiu dele a iniciativa de colocar em pauta a ação dos grupos de extermínio no Nordeste, começando pela Paraíba no eixo de Itambé. Couto não seria louco ou irresponsável a ponto de colocar a sua vida em risco.

Se ele diz que o crime tem o DNA da polícia do seu Estado, está aí o caminho das pedras para a Polícia Federal, que, ontem, assumiu as investigações do assassinato. O deputado, aliás, já se ofereceu para ajudar no trabalho policial. Merece, portanto, os aplausos da sociedade.

CRISE NA PAUTA – Os governadores do Nordeste têm encontro agendado, amanhã, com o presidente Lula. Na pauta, só chiadeira, entre elas a maior se dá pelo corte no repasse do FPE – Fundo de Participação dos Estados. A equipe econômica põe a culpa na crise internacional, mas o temor dos governadores está na possibilidade do aumento dos cortes. Se no mês passado, a média foi de 6%, dependendo do agravamento da crise, esse percentual pode ser bem maior, quadro que levaria os Estados a provocar cortes no custeio e a suspender obras.

Chorando e mamando - Quem não chora, não mama, diz uma velha marchinha de Carnaval, que serve para ser aplicada ao candidato derrotado na corrida pela Prefeitura de Arcoverde, Caetano Neto (PR). Uma semana após reclamar que havia sido abandonado ganhou um carguinho de R$ 630 na Gerência de Educação do Moxotó, a qual, aliás, largou como chefe para disputar às eleições.

Eduardo reúne prefeitos - O governador Eduardo Campos tem encontro agendado com todos os prefeitos do Estado, na próxima quinta-feira, no Mar Hotel, para anunciar a ampliação dos programas sociais. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Roldão Joaquim, os investimentos no setor passarão de R$ 7 milhões para R$ 15 milhões. Para ser contemplado, o município terá que apresentar os projetos.

João Paulo I - Com relação ao meu comentário de sábado, a presidente do PT no Recife, Karla Menezes, diz que João Paulo não foi a Brasília pressionar por cargos no Governo Lula, mas cumprir agenda na condição de presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, função que ocupará até abril deste ano, quando haverá nova eleição.

João Paulo II - Lembra Karla que o ex-prefeito atendeu, ainda, a uma convocação do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff. “João Paulo é detentor de uma experiência política e administrativa que, sem dúvida, é devidamente dimensionada em termos estaduais, regionais e nacionais pelo PT, Lula e o governador Eduardo Campos”, diz.

Curtas

ATRAÇÃO – Depois de passar pelo sertão, o ministro sem pasta, Mangabeira Unger, que sequer fala português e que, desempregado, batia sem piedade no presidente Lula, será a grande atração, amanhã, em Caruaru. É bom levar intérprete.

FÉRIAS – O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), diz que, finalmente, goza alguns dias de descanso depois de quatro anos sem férias. “Agora, tenho um vice confiável”, comemora, referindo-se a Eclériston Ramos.

PROCURADORES – O secretário de Assuntos Jurídicos da PCR, Ricardo Soriano, já recebeu o aval do prefeito para contratar de imediato 15 candidatos aprovados no último concurso para procurador do município. O salário é de R$ 10 mil.

'É melhor ser pobre e honesto do que mentiroso e tolo'. (Provérbios 19-1) Escrito por Magno Martins



CLÁUDIO SOARES MIRA AGORA EM ROBERTO SAMPAIO
O ex vice prefeito de São José do Egito, Cláudio Soares disse ao nosso blog que o vereador Roberto Sampaio está equivocado ao afirmar que sua negativa de seguir com o prefeito Evandro Valadares teria sido motivada por uma não doação de um fogão a um militante pelo gestor. E detonou o ex vereador : “esse rapaz passou e passa a vida inteira bajulando o prefeito. Ele recebe em torno de 6 mil reais por mês do Ministério da Agricultura para fiscalizar a empresa do prefeito no trato com o excesso de água nas galinhas do chefe, e não fiscaliza e recebe em torno de dois mil reais da Serrote Redondo, empresa do prefeito para se calar fazer vista grossa. Ele saiu da vereança chamado pelo povo de vereador subserviente. O senhor Roberto Sampaio precisa explicar a sociedade essa sua promiscuidade com o prefeito e assumir de vez a função de puxa saco do coronel. Aliás, essa dinheirama que ele recebe de Brasília e não executa nada precisa ser esclarecida ao Governo Federal", conclui a nota.
Por Nill Júnior

PT NACIONAL EXIGE PUNIÇÃO POR MORTE DE VICE PRESIDENTE ESTADUAL

Em nota à Imprensa, o PT Nacional cobrou providências rápidas para apurar o assassinato do vice presidente estadual do PT, Manoel Mattos, na Praia de Pitimbú-PB:
O Partido dos Trabalhadores manifesta pesar e indignação pelo assassinato do companheiro Manoel Matttos, advogado e militante dos direitos humanos que ocupava a vice-presidência do PT de Pernambuco.
Manoel Mattos atuava especialmente junto aos sindicatos de trabalhadores rurais do Estado, denunciara a existência de grupos de extermínio com participação de policiais militares e fora vítima de várias ameaças de morte.
O PT Nacional se solidariza com familiares e companheiros de luta de Manoel Mattos, exigindo imediata e rigorosa investigação do crime, bem como a punição dos autores e de eventuais mandantes.

Comissão Executiva Nacional do PT
Em entrevista ao Programa "Frente a Frente", o Deputado Fernando Ferro (PT-PE) disse que solicitará ao Ministro da Justiça Tarso Genro a federalização do processo.Ferro não tem dúvidas de se tratar de crime político, pela atuação do advogado contra grupos de extermínio em PE.
Por Nill Júnior

CLEIDE NÃO VEM E AUDIÊNCIA É NOVAMENTE ADIADA
A Prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira (PSB) decidiu por acompanhar o marido Ângelo no Hospital Português (Recife), onde está internado para cuidados especiais depois de sofrer um infarto e com isso a audiência que apura suposta compra de votos e abuso de poder econômico, motivada por denúncia da oposição, provocada pelo médico e candidato a vice pelo PT no pleito passado, Dr Orestes Neves foi novamente adiada. É a terceira vez que a audiência é adiada. O juiz Fábio Vinicius de Lima coordenaria os trabalhos. Os constantes adiamentos já tem servido para ironias por parte de alguns sertanienses. A mais comum é dizer que "termina o mandato de Cleide e a audiência não acontece".
Por Nill Júnior

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009











Coluna de hoje na Folha
Até agora, só lero-lero

Com seis anos de mandato, Lula perdeu as contas das visitas a Pernambuco. Só em torno da refinaria, já participou de seis eventos, dois deles com Hugo Chávez, o ditador venezuelano que enrolou o quanto pôde e só agora confirmou que a sua estatal petrolífera – a PDVSA – está, definitivamente, fora da parceria.

Existe tanta propaganda embalando a refinaria que os desatentos imaginam tratar-se de um projeto acabado. Mas, faltando apenas um ano e meio para se esgotar o prazo previsto para sua inauguração, de concreto só existe a terraplanagem. Aliás, alguém poderia citar uma obra entregue por Lula no Estado nesses seis anos? A Hemobras tem apenas uma placa.

A transposição é um grande elefante branco. A ferrovia Transnordestina, que ligaria três estados nordestinos, é outra tremenda ficção. O que resta, então? O que Lula fez, pelo amor de Deus? Muito marketing, blábláblá, é verdade. Mas mesmo assim, graças ao Bolsa-Família, que agora ganhou notabilidade mundial por ter um gato entre os seus beneficiários no Mato Grosso do Sul, é quase uma unanimidade em Pernambuco.

Se com tanta grana em mãos no passado o presidente levou os projetos locais com a barriga, imagine diante do novo quadro de adversidade criado pela crise internacional? O pior é que o rei do lero-lero está endeusado. Mas, o que fazer? Paciência!

ENGANAÇÃO – Desconfiado que o Governo não esteja levando a refinaria a sério, o deputado Raul Jungmann (PPS) encaminhou um pedido de informação à Petrobras cobrando informações sobre o cronograma da obra, que acabou servindo apenas para palanque na tentativa de emplacar a candidatura de Dilma Rousseff. O pretexto, desta feita, foi a assinatura de um protocolo para construção de uma casa de força. “Pernambuco virou o Estado campeão em lançamento de pedra fundamental”, ironiza o Jungmann.

Deputado guardanapo - Quem imaginou que o deputado Inocêncio Oliveira ficaria desta feita fora da mesa diretora da Câmara, onde reina por mais de 10 anos, se enganou. Ele já avisou de antemão que vai brigar pela segunda-secretaria. De tantos cargos que ocupou, Inocêncio é conhecido no Congresso como o “deputado guardanapo”, aquela que nunca sai da mesa.

Crime político em Itambé - A polícia apura a morte do ex-vereador Manoel Bezerra de Mattos, de Itambé, zona intermediária entre a Mata e o Agreste. É bem provável que o crime tenha conotação política. No exercício do seu mandato, o parlamentar denunciou integrantes do crime organizado e grupos de extermínios. Seu corpo foi encontrado com duas perfurações de calibre 12 em Pitimbu. Itambé está consternada.

Prefeito ingrato - Os pequenos partidos, como PRB, PTC e PPS estão em pé de guerra com o prefeito de Camaragibe, João Lemos (PCdoB). Embora tenha sido eleito por uma diferença de apenas 523 votos, o comunista já disse que não dará sequer um carguinho de segundo escalão aos aliados. Não fossem os nanicos, não se reelegeria.

Pé na estrada - O secretário de Turismo, Sílvio Costa Filho, talvez seja o auxiliar de Eduardo Campos que mais tem prestigiado o Interior. Amanhã e quarta, por exemplo, tem agenda em Caruaru para discutir alternativas para aquecer o setor no Estado com todos os secretários municipais da área. Silvio é um garoto prodígio.

Curtas

EXCLUSIVO - O deputado estaual licenciado e Secretário do governo Eduardo, AngeloFerreira, sofreu infarto e está internado no Hospital Portugues, em Recife. Em primeiro antendimento, Angelo recebeu os cuidados da equipe plantonista em Belo Jardim e posteriormente foi transferido para o Recife (Por: Joel Gomes).
TESÃO DE NOIVO – O secretário de Governo da Prefeitura de Caruaru, Douglas Cintra, que tem apenas 35 anos, está impressionado com o ritmo de trabalho do prefeito José Queiroz, que já passou dos 60. “A média é de 14 horas/dia”, informa.

EM POMBOS – Inocêncio Oliveira regressou encantado de Pombos, onde participou de uma caminhada com a candidata do PR, Jane Povão. “Esta eleição suplementar vai reafirmar a liderança de Jane no município”, relata o deputado.

SIRI NA LATA – Dissidência histórica do Siri na Lata, o bloco Caranguejo no Caçuá, formado por jornalistas e profissionais liberais, marcou sua prévia para o próximo sábado, no Clube Alemão. Deve atrair também uma penca de políticos.

'Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto está voltado para os retos'.


(Salmos 10-7) Escrito por Magno Martins, às 06h00

Escrito por Magno Martins, às 05h59

OAB quer que apuração do crime seja federalizada
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Nacional) vai formalizar, hoje, junto ao Ministério da Justiça, pedido para que a apuração do assassinato do advogado Manoel Matos seja federalizada. Ou seja, passe a ser conduzida por um delegado daPolícia Federal. O presidente da OAB/PE, Jayme Asfora, adiantou que conversou com o presidente da OAB Nacional, Cézar Britto, sobre a requisição. "O crime envolve duas unidades da federação e foi praticado numa área em que vários assassinatos vêm ocorrendo com suspeita de participação de agentes públicos em grupos de extermínio. A PF tem condições de resolver sem qualquer interferência", justificou Asfora. Ele adiantou que a OAB vai indagar a PF sobre o cancelamento da escolta feita a Manoel Mattos, que era representante da Comissão de Direitos da OAB na Mata Norte pernambucana. Jayme lamentou que outro advogado fosse executado em circunstâncias semelhantes à que vitimou Evandro Cavalcanti, em Surubim, há 22 anos. "Isso reflete a falta de estrutura da nossa democracia", disse.
Do Diario de Pernambuco


ÂNGELO FERREIRA PASSA BEM DEPOIS DE INFARTO
O secretário de Agricultura do Estado, Ângelo Ferreira (PSB), sofreu um infarto durante uma viagem ao interior do Estado, na manhã deste domingo(25). De acordo com o irmão do político, Carlos Ferreira, falando ao JC On Line, ele passa bem, mas foi transferido para o Hospital Português, no Recife, "por precaução".
A notícia pegou muitos amigos e correligionários de Ferreira de surpresa, principalmente em sua cidade natal, Sertânia, no Moxotó.
Ângelo Ferreira é ex-prefeito da cidade de Sertânia e deputado estadual licenciado pelo PSB. Sua esposa, é a atual prefeita da cidade.
Por Nill Júnior

VEREADOR GARANTE QUE ROMPIMENTO DE CLÁUDIO COM EVANDRO OCORREU POR CONTA DE FOGÃO
Enquanto o ex-vice Claudio Soares alega muitos motivos para romper com o Prefeito Evandro Valadares, o vereador Roberto Sampaio garante que foi um só. O prefeito de São José do Egito teria se negado a pagar um fogão que o vice teria dado a uma eleitora em troca de voto. De acordo com o vereador o proprio Claudio Soares utilizou a Tribuna Popular da Câmara na gestão passada para exclarecer o motivo. Essa noticia foi divulgada na época pelo Programa Rádio Vivo. (Anchieta Santos)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

"Comida estragada"


EM SÃO JOSÉ DO EGITO, APARECERAM MAIS VÍTIMAS DE COMIDA OFERECIDA EM PARQUE
Em contato com o nosso blog, o senhor Valdemar Lourenço da Silva informa que ele mais a esposa Maria Aparecida Mendes e a filha Elizângela Aline também passaram mal vitimados pela comida oferecida no domingo no Park Sol, na PE 310 em Tabira. Valdemar foi internado em uma Clínica de São José do Egito e foi liberado apenas três dias depois. Ele reside na Rua Reinaldo Torreao, 110, Bairro Novo Horizonte e espera receber o dono do parque, Moacir Marques de Vasconcelos , que se comprometeu em ajudar as vítimas e disse ter sido o primeiro caso registrado na história de seu estabelecimento.
Por Nill Júnior

"As chuvas voltaram"


Estivemos sem postar notícias ontem por motivo das Chuvas que acalentam o sertanejo, vindo esta recheiada de "trovões e relâmpagos", como sempre, faltando energia e como consequência deixando fora do ar a internet.

Durante toda a noite de ontem até este momento, cai chuvas em nosso município e região, deixando animados estes homens que Euclides da Cunha classificar-os como "fortes". A preciptação pluviométrica das chuvas de quarta feira a noite, registraram um volume de 60mm. Da quinta para sexta (hoje) registrou-se 44mm

É o sertão cobrindo seu solo com o manto verde da esperança que aflora o coração dos que aqui habitam e na labuta diária com a terra, tiram seu sustento e de toda a família.

Somos de uma mesma nação chmada de Brasil, mas, com políticas diferenciadas para cada região. Será que tinha razão o deputado Cincinato quando no início do século disse que nós não teríamos condições de recebermos uma valiosa quantia pelo Orçamento da União, pois não saberíamos produzir em grande escala e nem explorar o solo do semi árido, sendo, portanto, contrário o parecer deste para liberação dos recursos?

Pelo contrário. Somos fortes e determinados. Precisamos apenas sermos reconhecidos.


(Por: Joel Gomes)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"O novo salário mínimo"

Em reunião com os condutores da economia, o presidente LULA anunciou o "super" salário mínimo a partir de fevereiro de 2.009 = 465,00 (quatrocentos e sessenta e cinco reais).
É preciso muita mágica para que uma família de 04 pessoas sobrevive com um salário destes. E não é de se espantar. A crise, mesmo com a posse de Obama, durante todo o dia de ontem, não aliviou e as bolsas despencaram, criando uma expectativa ainda maior.
Na Bolsa de Tóquio (Japão), o índice Nikkei 255 fechou com queda de 2,04%, aos 7.901,64 pontos, com recuo em papéis do Banco de Yokohama (-7,4%), banco Mitsubishi (-3,8%) e de empresas do setor automotivo como a Toyota (-3,9%) e Nissan (-5,5%).
Em Hong Kong, a queda foi de 2,9% no índice Hang Seng; o ASX da Bolsa de Sydney (Austrália) teve perdas de 1,47%; o indicador KOSPI registrou baixa de 2,06%; na Bolsa de Xangai (China), a queda foi de 0,46% no Shangai Composite.
Portanto, com o Dólar em valendo R$ 2,37, teremos ai uma equivalência de aproximadamente 196 dólar para o salário mínimo que passa a vigir em fevereiro de 2.009.
(Por: Joel Gomes)

"Começando bem"


Obama pede suspensão de julgamentos em Guantánamo.


da BBC Brasil


Em um de seus primeiros atos como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama solicitou na noite desta terça-feira a suspensão temporária em todos julgamentos militares de acusados de terrorismo na base de Guantánamo, em Cuba.
O pedido foi feito por Obama e por seu secretário de Defesa, Robert Gates, e deverá ser analisado por juízes militares ainda nesta quarta-feira.
A solicitação foi feita horas antes do início das audiências de cinco acusados de terem ligações com os atentados contra os Estados Unidos de 11 de setembro de 2001.
No documento de duas páginas, o governo afirma que os "interesses da justiça" serão contemplados com a imediata suspensão dos julgamentos.
Foi solicitado um adiamento de 120 dias nas audiências. Segundo o documento, o adiamento "permitirá que o presidente e seu governo tenham tempo para revisar o processo das comissões militares".
O fechamento do campo de prisioneiros de Guantánamo foi uma das principais promessas de Obama durante a campanha presidencial.
Confirmações
Também nesta quarta-feira, o novo presidente dos Estados Unidos deverá se reunir com seus assessores econômicos e militares.
Grande parte dos membros de seu gabinete já foi empossada, mas algumas figuras-chave ainda precisam passar por sabatinas no Senado ou debates para a confirmação no cargo.
O Senado americano, que tradicionalmente aprova com rapidez os membros de gabinetes de novos presidentes, confirmou nesta terça-feira seis nomes do governo de Barack Obama, incluindo a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e o secretário de Energia, Steven Chu.
Entretanto, a aprovação da senadora Hillary Clinton como secretária de Estado foi adiada depois que um senador republicano solicitou um debate sobre as doações feitas por estrangeiros à fundação de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton.
O debate está marcado para esta quarta-feira, e a confirmação do nome de Hillary no cargo é esperada para logo após.
Já Timothy Geithner, nomeado o chefe do Departamento de Tesouro, deve ser submetido a um comitê do Senado também nesta quarta-feira.
Ele terá que explicar porque deixou de pagar alguns impostos enquanto trabalhava para o Fundo Monetário Internacional.
Outros membros do gabinete de Obama que ainda precisam ser confirmados pelo Senado são Eric Holder, indicado para a pasta da Justiça, e Tom Daschle, para a Saúde.

"A mesma ladainha"


Três municípios pernambucanos e outros 11 terão novas eleições.


Ocorre por infrações eleitorais como compra de voto e mau uso de recursos públicos - que fizeram com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassasse a candidatura de prefeitos eleitos em 2008 -, 14 municípios brasileiros terão novas eleições para o cargo em 2009. Em Pernambuco, são três: Lagoa Grande, Caetés e Pombos. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (20) pelo TSE, a maior parte dos prefeitos com diplomação indeferida teve as contas rejeitadas pelo Tribunal. As novas eleições serão realizadas até março, embora alguns recursos ajuizados pelos candidatos afastados do cargo ainda corram na Justiça.Em janeiro, estão marcadas eleições nos municípios de Pimenteiras, no Piauí, e Joselândia, no Maranhão. Seis eleições estão marcadas para fevereiro, nos municípios de Nossa Senhora da Glória (SE), Lagoa Grande (PE), Caetés (PE), Japurá (AM), Pombos (PE) e São José do Sabugi (SE). Para março, estão marcadas eleições em Patu (RN) e em Amajari (RR).As outras quatro eleições serão realizadas em São José da Laje, Porto das Pedras, Porto Real do Colégio e Estrela de Alagoas, todos municípios de Alagoas.

Fonte: AE

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"A festa de Iguaracy"


MACIEL MELO ENCERRA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO
O forrozeiro iguaraciense Maciel Melo é a atração desta noite na festa de São Sebastião de Iguaracy. Ele encerra o calendário festivo. Na programação religiosa, a festa termina nesta terça(20) a partir das 17h00.
Por Nill Júnior

"Mais uma para a estatística"



Soldado do Corpo de Bombeiros de Patos morre em acidente de moto.
O soldado Felipe Kenedy de Almeida Pires, 22 anos, lotado no Corpo de Bombeiros de Patos, morreu neste domingo pela manhã vítima de um acidente de moto na estrada que liga Afogados da Ingazeira a Tabira-PE.
O acidente aconteceu por volta das 6h quando Kenedy e sua esposa viajavam com destino a Tabira onde ela faria provas de concurso.

Segundo informações do capitão Saulo, 5km depois de sair de Afogados da Ingazeira a moto que era conduzida por Kenedy invadiu a pista oposta e colidiu com uma pedra. Ele quebrou o pescoço e morreu no local. Sua esposa ficou ferida, mas está fora de perigo.
Segundo informações dos colegas, ele teria passado a noite participando de uma festa de rua e não teria tido tempo para dormir. Apesar da causa do acidente ainda ser desconhecida, seus colegas acreditam que ele possa ter cochilado e provocado o acidente. Seu sepultamento foi nesta segunda (19) manhã na sua cidade natal de Afogados da Ingazeira.
Uma comitiva do Corpo de Bombeiros de Patos foi organizada para viajar e acompanhar o sepultamento do colega.
(Portal Patos on Line)

"Acidente inesperado"


Renascer - Bombeiros confirmam sete mortes no desabamento.
O teto da sede mundial da igreja evangélica Renascer, na Rua Lins de Vasconcellos, no Cambuci, zona sul de São Paulo, desabou às 17h50 deste domingo (18), no momento em que fiéis do culto das 17 horas saíam e outros chegavam para a celebração seguinte, às 18h. Cerca de 400 pessoas estavam espalhadas pelo local, que tem capacidade para 1 800 pessoas. Até as 22h, havia a informação, segundo o Corpo de Bombeiros, de pelo menos 7 mortos e 55 feridos, a maioria com traumas ortopédicos e neurológicos. Perto das 22h30, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que se dirigiu ao local, disse que havia mais vítimas. "O número subiu. Pelo menos 70 pessoas receberam atendimento."
De acordo com os bombeiros, quatro das vítimas fatais são mulheres. Uma outra pessoa, que estava no mezanino, não teve identidade confirmada. Outros dois mortos estavam na região do "teatro", relatou um dos bombeiros que trabalhavam no resgate. O governador José Serra (PSDB), que também foi ao local acompanhar os trabalhos, afirmou, às 22h30, que ainda havia uma pessoa sob os escombros. Quarenta viaturas do Corpo de Bombeiros, 27 da Polícia Militar e 30 do Samu faziam o resgate dos feridos, que eram levados de ambulância - algumas vindas de outras cidades - para hospitais da região. Uma pista improvisada para pouso de helicópteros também foi montada no local.
A Assessoria de Imprensa da Renascer informou que no momento do desabamento havia poucas pessoas no templo - cerca de 60 estavam no local atingido - e que não havia crianças, apenas ministros da igreja. Nove imóveis nas imediações do templo - sendo pelo menos dois prédios de quatro andares - foram evacuados pela Defesa Civil. Somente amanhã serão inspecionados para saber se sofreram danos estruturais. Havia ainda o risco de novos desabamentos. Segundo os bombeiros, as paredes laterais do templo já haviam sido escoradas para reduzir os riscos.
"Ouvi um barulho forte, como se fosse um furacão, e o teto caiu inteiro junto", disse o estudante Felipe Guimarães, de 17 anos, que estava sentado na primeira fileira e conseguiu se salvar. "Parecia um dominó. Corri, mas vi muita gente presa e pedindo socorro", contou Maria Cristina dos Santos, de 61 anos, que estava na porta quando o teto desabou. Segundo ela, um grupo de 20 crianças que estava perto da porta conseguiu escapar sem ferimentos.
Da porta da igreja, era possível enxergar os ferros retorcidos da estrutura e destroços. Diante do templo, bombeiros estenderam uma lona para prestar os primeiros socorros. A maioria dos feridos foi levada para o Hospital do Jabaquara, zona sul. Vinte macas estavam separadas no setor de emergência à espera de vítimas.
Cerca de 3 mil curiosos e evangélicos de outras igrejas foram ao local e houve tumulto. A reportagem presenciou pelo menos cinco brigas violentas. Um repórter do Estado chegou a ser agredido com dois socos. A polícia tratou de afastar os curiosos da área de atendimento às vítimas e interditou ruas próximas.
Ao lado da igreja, na loja Batom Club, havia baldes de água espalhados na calçada, assim como galões 20 litros, para o caso de os bombeiros precisarem. Moradores da região distribuíram picolés para os bombeiros, médicos e parentes das vítimas que estavam atrás do cordão de isolamento.
Na Rua Diogo de Araújo, paralela à Lins de Vasconcellos, quatro homens começaram a gritar chamando possíveis voluntários para doação de sangue. Rapidamente se formou um grupo de mais de 15 pessoas, todos de mãos dadas. Eles estavam indo ao Hospital Cruz Azul para doar.
Geraldo Tenuta Filho, o bispo Gê, presidente da Renascer, negou a informação de que o teto havia passado por reforma há três meses. Segundo ele, a última obra no telhado foi há mais de três anos. O bispo informou ainda que a sede da igreja tem todos os alvarás e autorizações do Contru. Os documentos seriam apresentados hoje.
"O bispo Hernandes (fundador da igreja) falou para a gente ajudar as vítimas e apoiar as famílias." Tenuta disse que vários pastores estavam se organizando em grupos para ajudas as famílias.
A fiel Tamires Araújo contou que estava sobre o altar no momento da tragédia. "Vi quando o teto começou a cair, do fundo da igreja para o meio. Me encostei na parede e fui prensada por pastores." O grupo não teve ferimentos. "Sentia os pedaços de gesso caindo no meu braço. Alguém abriu uma porta nos fundos e conseguimos escapar." Segundo ela, quem estava no meio do templo foi mais atingido.
A psicóloga Cláudia Regina de Almeida estava dentro da igreja quando o teto cedeu. "Minha sorte foi que eu estava sentada perto da porta." Ela disse que só teve tempo de pegar a bolsa e, logo depois, foi empurrada pelos outros fiéis, que tentavam sair do templo. "O pessoal caía uns sobre os outros na escada de saída."
A Renascer é uma das mais conhecidas igrejas evangélicas do País Em 2005, o jogador de futebol Kaká se casou no local. Em janeiro de 2008, o craque, que havia acabado de conquistar o troféu de melhor jogador do mundo, expôs ali o prêmio. Ele passou a virada daquele ano num culto lá, com a mulher, Caroline Celico.
Fonte: Agência Estado



Coluna de hoje na Folha
Marolinha chega a PE

A onda de demissões provocada pela crise internacional chegou a Pernambuco. Reportagem veiculada, ontem, na edição do programa Globo Rural, na TV-Globo, apontou a perda de 10 mil postos de trabalho no Vale do São Francisco, no polo de produção de frutas irrigadas entre Petrolina e Juazeiro (BA).

Com o dólar em alta e a queda nas exportações, quem vive naquela região do comércio de uva e manga para os Estados Unidos e a Europa sofreu um grande baque e foi forçado a demitir. Mas vassourada não é exclusividade dos irrigantes sertanejos.

Em São Paulo, a indústria colocou no olho da rua 120 mil trabalhadores em dezembro, porque as vendas sofreram redução. Levantamento com base em dados do Ministério do Trabalho mostra que, com a crise, setores que puxavam a alta do PIB agora aparecem entre os que mais cortam vagas, como indústria automobilística e siderurgia.

O jornal O Globo de ontem trouxe como manchete a redução de R$ 65 bilhões de investimentos no Brasil por causa da crise. Segundo o jornal, foram adiados ou cancelados 46 grandes projetos de 32 companhias nacionais e estrangeiras. Mineração e siderurgia foi o setor mais afetado, cortando investimentos em torno de R$ 28 bilhões. Lula disse lá atrás que a crise era uma marolinha. Não dá para confiar em tudo que ele diz.

PREFEITO REAGE – O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), já pediu uma audiência ao governador Eduardo Campos e espera ser recebido no início desta semana para discutir alternativas que possam reduzir o impacto das 10 mil demissões nos projetos de irrigação do município. “A crise foge do nosso controle e, sozinho, não tenho como enfrentar esse drama”, disse Lóssio, para quem o governador tem forte liderança e influência com Lula para apontar caminhos que abram uma janela de esperança a quem está perdendo o emprego por causa da crise.

Vice-gay rouba a cena - Severino Cavalcanti voltou à mídia nacional ontem, mas quem roubou a cena foi o seu vice, Dimas Santos (PR), homossexual declarado. “Eu não sou macho, mas sou homem. Minha escolha para vice é uma prova de que Severino não pode ser acusado de homofobia por sua posição radical na Câmara contra o casamento gay”, disse Dimas à repórter Letícia Lins, de O Globo.


PHS decide fazer oposição - O PHS recusou a oferta mixuruca de duas diretorias de terceiro escalão na Prefeitura do Recife e decidiu fazer oposição ao prefeito João da Costa. Com quatro vereadores na sua bancada, a legenda humanista pode ajudar a oposição a fazer barulho na Câmara a não ser, claro, que o prefeito reveja a sua oferta e resolva ampliar o minifúndio dos seus representantes também no segundo escalão.

Sem emprego - Dos ex-prefeitos petistas não é apenas João Paulo que será recebido, hoje, pelo presidente Lula, para tratar de cargos no Governo. Também terão igual oportunidade o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e a ex-ministra Marta Suplicy. Todos estão previamente informados de que não ganharão emprego.

É inelegível - A mosca azul picou o presidente da OAB, Jayme Asfora. Ele confidenciou a aliados que não será mais candidato a deputado estadual, mas a federal. Mas parece inelegível duplamente: porque não está filiado a um partido e pelo fato de não ter votos. Agamenon já disse que a ilusão da política é maior do que a do amor.

Curtas

COLAPSO - O prefeito de Itaquitinga, Geovani Oliveira (PMN), já foi recebido em Palácio para tratar do colapso no sistema de abastecimento, mas até agora a Compesa não reforçou sequer o número de pipas que atende a população.

SOMRISAL– Atento leitor da coluna, Tarcísio Rocha constata que a Avenida Conde da Boa Vista, que ganhou um corredor de ônibus na gestão passada, já está precisando de reparos por causa das primeiras chuvas que caíram no Recife.

LAGOA – A eleição suplementar para prefeito de Lagoa Grande, no sertão, começa a pegar fogo. Sábado passado, a candidata da oposição, Rose Garziera (PMDB), que é a favorita, fez uma barulhenta carreata seguida de comício.

'O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos'. (Salmos 145-14) Escrito por Magno Martins

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

"Reunião"



A UVP - União dos Vereadores de Pernambuco, realiza, amanhã, no hotel/pousada Portal de Gravatá, reunião com os Senhores Presidentes de Câmaras para viabilizar informações de suma importância para os mesmos.

Temos, por obrigação, uma vez que somos Diretor de Eventos da entidade representativa dos Parlamentares Municipais de Pernambuco, de nos fazermos presentes e, evidentemente, tentar conciliar, já a partir de então, os trabalhos para as próximas eleições da UVP que será realizada, possivelmente no mês de fevereiro de 2.009.
No entanto, aos leitores do blog "A Tribuna do Povo" pedimos nossas desculpas pois amanhã não publicaremos matérias.
(Por: Joel Gomes)

"Tabira"




TABIRA TERÁ PATRULHA MECANIZADA
O Prefeito de Tabira, Dinca Brandino (PSB) conseguiu junto ao Deputado Federal, Fernando Filho uma emenda parlamentar para aquisição de uma patrulha mecanizada para o município. Serão adquiridos um trator, uma patrol e uma enchedeira para recuperar estradas e açudes na zona rural. Em entrevista ao Programa Comando Geral da Rádio Pajeú, Dinca afirmou que enviará para Câmara na próxima semana o Projeto de Lei que cria a Secretaria da Juventude com o objetivo de dar oportunidade aos jovens tabirenses. Nill Júnior



MAIS TRANQUILO
O Prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares diz que a sua segunda gestão será mais tranquila por conta da relação com o vice, Eclériston Ramos. Na gestão passada, o vice, Cláudio Soares rompeu com Evandro e foi o principal opositor de sua gestão.
"Agora posso até cuidar mais tranquilamente de meus negócios e conciliar com a vida de gestor, pois se precisar me ausentar, tenho um vice que me ajuda", disse.
Por Nill Júnior

"SÃO JOSÉ DO EGITO E OS SEUS RECURSOS"


Nesse diapasão, demonstra Evandro Valadares de que não confiava no seu vice anterior Cláudio Soares e que agora, conforme demonstra, deposita toda a confiança em Eclériston.


Ocorre que Cláudio Soares teve a coragem de "romper" com Evandro nos primeiros meses de seu governo e "dedilhou" (má)qualidades de Evandro em seu programa de Rádio e no seu Blog.


Dizer que não houve investimentos em São José do Egito é desconhecer o volume de recursos repassados pelos entes da federação (União e Estado). Evidentemente que Cláudio Soares foi escolhido em "pesquisa popular" e não adotou a política de Evandro, muito mais pelo fator de "arrogância" do gestor do que o trato que este deveria dispensar ao povo. Cláudio, por sua vez, agiu de acordo com os seus conceitos e não pelas benesses que viessem lhe favorecer como detentor do cargo que ocupava.


Total destinado ao município SAO JOSE DO EGITO: R$ 20.140.521,27 pelo Governo Federal.


Nos Convênios(só em 2.008), foram estes: 602608 IMPLANTACAO DO SISTEMA VIARIO E PAVIMENTACAO DE DIVERSAS RUAS MINISTERIO DAS CIDADES PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DO EGITO- Valor = 390.000,00 - data da liberação = 17/12/2008 - Valor Liberado=120.705,00 (essa performance segue as demais informações a seguir)
556814 MELHORIAS SANITARIAS DOMICILIARES. MINISTERIO DA SAUDE PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DO EGITO 80.000,00- 03/11/2008-16.000,00
588560 IMPLANTAçãO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO DA SEDE DO MUNICIPIO COMPOSTA DE LIGAçõES PREDIAIS, UNIDADE DE TRANSPORTE(REDE COLETORA/ EMISSáRIO), UNIDADE DE BOMBEAMENTO (ELEVATORIA) UNIDADE DE TRATAMENTO (RAFA/FILTRO ANAEROBICO/LAGOA DE POLIMENTO) SISTEMA BACIA 1 E BACIA2 MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DO EGITO = 1.649.679,86 -29/10/2008 - 649.679,86
581464 PAVIMENTACAO RIGIDA EM PARALELEPIPEDO MINISTERIO DAS CIDADES PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DO EGITO = 117.000,00 -04/07/2008 - 93.600,00
598245 ESTE CONVENIO TEM POR OBJETO CONCEDER APOIO FINANCEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ACOES QUE VISAM PROPORCIONAR A SOCIEDADE A MELHORIA DA INFRA-ESTRUTURA DA REDE FISICA ESCOLAR, COM A CONSTRUCAO DE ESCOLA(S) E AQUISICAO DE EQUIPAMENTOS CONFORME ESTABELECE O PROGRAMA NACIONAL DE REESTRUTURACAO E APARELHAGEM DA REDE ESCOLAR PUBLICA DE EDUCACAO INFANTIL - PROINF.NCIA. MINISTERIO DA EDUCACAO PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DO EGITO = 770.000,00 - 01/07/2008 - 770.000,00
579170
PAVIMENTACAO EM PARALELEPIPEDO DO SISTEMA VIARIO MINISTERIO DAS CIDADES PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DO EGITO = 214.500,00 - 25/06/2008 - 59.802,60
598770 Objeto: Compra Direta Local: Apoio a aquisiçãode alimentos da agricultura familiar e sua destinação para o atendimento das demandas de suple mentação alimentar de programas sociais locaisno Município de São José do Egito. MINISTERIO DO DESENV. SOCIAL E COMBATE A FOME PREFEITURA MUNICIPAL DE SAO JOSE DO EGITO = 235.200,00 - 28/04/2008 - 117.600,00


(Por: Joel Gomes)




Coluna de hoje na Folha
Bolsa alimenta o ócio

O Bolsa-Família foi criado emergencialmente para matar a fome de uma legião historicamente desamparada nos grotões do Nordeste. A idéia do Governo - louvável, diga-se de passagem - era com o tempo oferecer cursos de qualificação aos beneficiários do programa, para que pudessem ingressar no mercado de trabalho, rompendo, assim, essa dependência.

Números oficiais atestam o que já era previsível: infelizmente, o programa alimentou o ócio. Das 400 mil cartas remetidas aos “bolseiros”, apenas seis mil se manifestaram favoravelmente, ou seja, abriram a porta do futuro, em busca de um emprego e, conseqüentemente, uma vida mais digna.

A baixa adesão só tem uma explicação: o povo se viciou ganhar sem trabalhar. Depois do Bolsa-Família, que distribui entre R$ 60 a R$ 90 com pais ou mães de famílias sem exigir trabalho, é impossível conseguir mão-de-obra nos rincões nordestinos.

Não se trata de academicismo. Basta dar uma circulada pelo interior pernambucano para se constatar o mal que o programa assistencialista do governo gerou. Não sou contra o programa. Muito pelo contrário. Ao invés de 12 milhões, acho que o Governo poderia contemplar 30 milhões de famílias.

O que está errado, entretanto, é a sua concepção. Desculpe o lugar comum: não se deve dar o peixe a quem necessita, mas a vara para aprender a pescar.

PÉ NO BATENTE – Em Pernambuco, o Governo Eduardo Campos criou 200 centros de inclusões produtivas para tentar incluir o beneficiário do Bolsa-Família no mercado de trabalho. A meta é atingir 30% das pessoas que hoje recebem a ajuda federal. Cada unidade dessas, segundo o secretário Roldão Joaquim, custa ao Estado R$ 260 mil/mês. Os centros fazem parte do programa “Pé no Batente”, que terá novo edital publicado hoje para selecionar instituições que queiram participar.

Calou por quê? - Em temas polêmicos, o presidente da OAB-PE, Jayme Asfora, adora aparecer como escudeiro da sociedade, mas, estranhamente, em nenhum momento deu um pio sobre a polêmica da cobrança do resíduo de energia da Celpe. Ganha um doce com recheio de chocolate quem adivinhar a razão da sua lamentável omissão.

Aleluia bate duro - O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) gerou a maior polêmica, ontem, em Brasília, ao comentar a plástica da ministra Dilma Rousself. Disse ele que o Brasil precisa de um estadista e não de alguém “repaginado”, que já deu enormes demonstrações de despreparo. Para o ex-líder do Democrata na Câmara, Dilma precisa ainda explicar ao País sua participação no dossiê contra a família de FHC.

Caixa vazio - A bancada de oposição na Câmara suspeita de uma herança maldita deixada pelo ex-prefeito João Paulo. A desconfiança se dá pelo primeiro ato do sucessor João da Costa de proibir o pagamento de 50% do 13º salário para quem sai de férias. “O caixa parece ter sido raspado”, disse, ontem, a líder da oposição, Priscila Krause.

Ato chapa-branca - A CUT, enfim, saiu do imobilismo e anuncia um grande ato em Brasília contra a onda de demissões provocada pela crise internacional. “Os trabalhadores não pagarão pela crise” é a palavra de ordem do movimento. Considerada chapa-branca, a CUT recusou convite para uma reunião com as demais centrais na Fiesp.

Curtas

REAÇÃO – A equipe do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (PSB), procurou, ontem, o empresário Manoel Ferreira para pedir mais informações sobre nota nesta coluna, em que denunciou invasões em áreas de atração turística, como Maria Farinha.

ACADEMIA – Garanhuns também está ganhando uma Academia das Cidades. A ordem de serviço já foi assinada pelo secretário de Cidades, Humberto Costa. O prefeito Luiz Carlos Oliveira quer inaugurar em julho, durante o festival de inverno.

POSSE– O novo presidente da Cehab, Amaro João, toma posse, amanhã, às 10 horas, no auditório da empresa, em ato presidido pelo governador Eduardo Campos. Ligado a Humberto, Amaro substitui Jorge Carrero, que assume a presidência da URB.

'As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra'. (Provérbios 16-1)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

(PE 275 -que liga Tuparetama/Sede a Vila Bom Jesus - ano passado - época de Inverno)
É preciso modificar alguma coisa no sistema de segurança de Tuparetama, município outrora conhecido pela sua pacificidade, está, agora, mais para "Rocinha no Rio de Janeiro do que aquela pacata cidade sertaneja".

Costumeiramente, tornou-se o município, meio de preocupação para os moradores pois, dificilmente, não se passa uma única semana sem que ocorram "arrombammentos" em casas residenciais e comerciais.

Na madrugada de hoje ou noite de ontem, provavelmente, ladrões adentraram a "Casa de Material de Construção" situada na Vila Bom Jesus, levando material de valores do interior das loja. Semana passada, roubaram a "Churracaria Cruzeiro" e, residencias, nem se fala.´

A polícia tem que desvendar o que está aumentando a pratica de delitos na nossa cidade de providencias terão que ser tomadas, urgentemente, pois a população precisa de segurança e é obrigação do Estado assim proceder.


(Por: Joel Gomes)

"Os municípios em colapso"


MUNICÍPIOS EM DIFICULDADE NO PAJEÚ
Pelo leventamentro do nosso blog, estas são as prefeituras no Pajeú cujos gestores reclamam da situação de dificuldades herdadas pelos antecessores. Dizem que sentaram na cadeira de prefeito para resolver bronca de quem saiu.

SOLIDÃO: SALDO DE R$ 10,31
Os servidores municipais não receberam os salários de dezembro. Segundo a prefeita Cida Oliveira, o ex prefeito Diomésio Alves (PTB) deixou R$ 10,31 no saldo do FUNDEB e R$ 435,00 na conta do FPM. Ela diz estar negociando com fornecedores e prestadores de serviços os débitos para o município não parar. Afirma também que reconhece os débitos com servidores a partir de seu governo, iniciado dia 1º de janeiro. Sobre o débito de dezembro com o funcionalismo, vai esperar a posição da justiça.
Por Nill Júnior

INGAZEIRA : HOSPITAL SUCATEADO
Em Ingazeira, dentre outras acusações, está a de que o Hospital Municipal foi entregue sujo e sucateado pelo ex prefeito Zé Veras. O Prefeito Luciano Torres diz estar lutando para deixar a unidade funcionando normalmente.

TRIUNFO : EX PREFEITO SE ESCONDEU
No município de Triunfo o prefeito Luciano Souza não sentiu o gosto de receber as chaves da prefeitura do antecessor, Dr Maninho. Maninho praticamente abandonou o município depois da acachapante derrota. Débitos com fornecedores, prestadores de serviço, cidade abandonada : o cenário que ele encontrou.

CALUMBI : HERANÇA MALDITA
O prefeito de Calumbi Erivaldo José Da Silva (PSB) reclama da herança de Cícero Simões. Disse que a frota está sucateada e que há muitas dívidas com fornecedores e prestadores de serviço. Computadores danificados, documentos extraviados, veículos sem motores, lixo por todas as ruas, secretarias municipais com problemas de devolução de cheques, salário dos funcionários atrasados, abastecimento d’água há oito meses em atraso, portas arrombadas, mais de 200 carteiras escolares quebradas, isso somente na Escola Lourival Simões, e o micro-ônibus novo com a mangueira do hidráulico cortada.
DINCA : “PIRES NA MÃO” POR CONTA DE JOSETE
Em Tabira, Dinca Brandino (PSB) diz que recebeu o município em situação difícil, principalmente por conta de débitos contraídos com a CELPE e falta de dinheiro em caixa para investimentos, acusando o antecessor Josete Amaral pelo quadro. Pela situação alegada de dificuldade, vai “rodar o pires” pedindo ajuda a Eduardo Campos e Lula.
Por Nill Júnior






China se torna terceira maior economia do mundo
O governo da China revisou nesta quarta-feira a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2007 para 13%, ante os 11,9% previstos inicialmente, superando assim a Alemanha como a terceira maior economia do mundo. Na sua frente, estão apenas os Estados Unidos e o Japão. Segundo novos dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatísticas, o PIB chinês alcançou US$ 3,764 bilhões (2,844 bilhões de euros) há dois anos, acima dos US$ 3,320 bilhões da Alemanha.

A taxa de crescimento revisada, divulgada pela agência nacional de estatísticas, é a maior desde 1993, quando a economia chinesa teve expansão de 13,5%. A agência de estatísticas deve divulgar na próxima semana o desempenho da economia chinesa em 2008. Apesar do forte crescimento de 2007, as previsões para o PIB ano passado são bem menos otimistas. Devido à crise financeira global, que atinge em cheio a demanda chinesa, a economia chinesa já vem mostrando desaceleração. No primeiro trimestre de 2008, o avanço teria sido de 10,6%, no segundo, de 10,4% e no terceiro, de 9%.

Nos nove primeiros meses de 2008, a China teria crescido 9,9%, abaixo dos dois dígitos pela primeira vez em cinco anos. No final de novembro, o Banco Mundial (Bird) revisou suas previsões de crescimento para o gigante chinês no ano passado, de 9,8% para 7,5%. (Agência O Globo)Escrito por Magno Martins, às 10h22

Agora é oficial: Bolsa-Família vicia o cidadão
Após relutar muito, o governo federal decidiu oferecer aos beneficiados do Bolsa-Família a “porta de saída” do programa: cursos de qualificação que os prepare para o mercado e lhes assegure empregos e vida digna. Mas a iniciativa é um fracasso: das 400 mil cartas de convite enviadas até agora, apenas 6 mil “bolseiros” aceitaram a oferta. Os demais preferem o desemprego ou o subemprego, mas com “bolsa-esmola”. ( Cláudio Humberto) Doações de campanha dos deputados são um mistério

Metade das doações recebidas pelos deputados e senadores que se candidataram nas eleições de 2008 teve origem oculta ou destino incerto. Segundo levantamento do portal Congresso em Foco, dos 79 parlamentares que estão com suas prestações de contas na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 60 receberam R$ 41,1 milhões dos diretórios dos partidos ou de comitês de campanha. Isso equivale a 49% do valor total arrecadado pelo grupo de candidatos, que foi de R$ 83,7 milhões.
Os demais R$ 42 milhões foram doados por pessoas físicas ou jurídicas. A primeira diferença entre as duas modalidades aparece na quantidade de repasses. Enquanto os cidadãos e as empresas foram responsáveis por 7.408 doações, os comitês responderam por 518 transferências de recursos. Ao todo, foram registradas 7.926 doações de campanha para os parlamentares que disputaram as eleições de outubro.
Pela atual legislação, o partido pode repassar a quantia que quiser aos seus candidatos sem justificar a origem do dinheiro no prazo eleitoral. Já a formação de comitês, segundo os próprios parlamentares, diminui a burocracia.



Escrito por Magno Martins

terça-feira, 13 de janeiro de 2009


NOVO SACERDOTE EM TABIRA E SÃO JOSÉ
Tabira tem um filho da terra como Administrador Paroquial : O Pe. Aldo Guedes foi empossado pelo Administrador Diocesano, Monsenhor João Acioly no último dia 08 em lugar do Pe. Orlando.
Já em São José do Egito, o Pe. Jorge Dias assumiu a Paróquia de São Judas Tadeu, substituindo o Pe. Adhemar.
Por Nill Júnior


QUEIJO "CLANDESTINO" APREENDIDO EM CRUZEIRO DO NORDESTE
Fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro, órgão da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, apreenderam na última quinta-feira (08), cerca de 800 quilos de queijo coalho clandestino, na barreira sanitária de Cruzeiro do Nordeste, distrito de Sertânia, localizada na BR-232, a 280 km do Recife. Os produtos estavam sendo transportados de Bodocó para o município de Pedra. Os queijos estavam sem embalagens, nota fiscal, selo de inspeção sanitária, além de estarem sendo transportados sem refrigeração. A mercadoria apreendida foi enterrada no lixão de Sertânia.Todo queijo para ser comercializado precisa do selo do serviço de inspeção estadual (S.I.E) ou federal (S.I.F) que atestem a origem e a qualidade do produto. Sem esse selo qualquer produto deve ser apreendido e destruído. Em 2008, a Adagro recolheu mais de 7 toneladas de queijo clandestino em todo o Estado.

SARA
Por Nill Júnior



Coluna de hoje na Folha
A pedra de Dilma

No PT, finalmente, surgiu alguém com postura heróica para desafiar o rolo compressor do Planalto e enfrentar o poderio do presidente Lula, que, faltando ainda dois anos para a sua sucessão, já escolheu a ministra Dilma Rousseff como candidata.

Trata-se do senador Eduardo Suplicy (PT), que ontem confirmou que entra na briga e já propôs a realização de uma eleição prévia para o partido se manifestar. A esta altura Lula deve estar cuspindo fogo, porque odeia ser desafiado. Acha-se onipotente e, por ter aprovação popular, o poder subiu a cabeça e decide tudo à revelia do seu partido.

Se o presidente carimbou a ministra de mãe do PAC – o programa de aceleração do crescimento – Suplicy também é pai do programa de renda mínima, concebido e executado graças a um projeto de sua autoria no Senado. Dizem que Suplicy é louco, mas nunca o vi rasgando dinheiro. Se não chegou a esse estágio, alguém planta essa versão para tentar desqualificá-lo.

Quando Lula disputou as eleições presidenciais em 2002 – a quarta consecutiva – foi Suplicy quem se apresentou como a renovação do PT, pregando prévias entre Lula e ele. Não prosperou, é verdade, mas o presidente, felizmente eleito naquele ano, até hoje não digeriu a rebeldia do senador.

Que, seis anos depois, sinaliza como o grande entrave para o Planalto viabilizar a candidatura de Dilma em 2010 como unanimidade. Suplicy é a pedra no caminho de Dilma.

JARBAS AVERMELHOU – Jarbas Vasconcelos já declarou seu voto a Tião Viana (PT-AC) na eleição para presidente do Senado em pleito marcado para o início de fevereiro. Se a memória não me trai talvez seja a primeira vez que o senador vota no PT. E olha que vem fazendo no Congresso uma oposição sistemática e radical ao Governo Lula! Jarbas tomou a posição sem saber o destino do PMDB, que pode apoiar Sarney. Como em Sarney ele não vota nem amarrado, está aí a explicação do seu voto antecipado.

Cuida que o filho é teu! - O prefeito João da Costa (PT) chegou a pensar em colocar o ex-vereador Mozart Sales, da bancada do PT na Câmara do Recife, na Secretaria-adjunta de Saneamento, latifúndio do deputado Inocêncio Oliveira. Percebendo aí uma briga inglória resolveu mudar de idéia, mas não sabe ainda aonde acomodará o aliado.

Tucano arrasta oposição - Ex-prefeito de Caetés (97-2000), o pecuarista Lindolfo Almeida, embora tucano e, portanto, oposição ao governo estadual, construiu uma aliança com três partidos da base do governador Eduardo Campos para enfrentar Erminio Sampaio, candidato do PSB, sobrinho do ex-prefeito Zé da Luz. As eleições suplementares para prefeito daquele município serão realizadas no próximo dia oito.

Violência zero - No Governo Eduardo a violência foi reduzida drasticamente. Pelo menos na Ceasa. Num trabalho articulado entre as polícias Militar e Civil, com o reforço da segurança privada, o presidente Romero Pontual reduziu em até 80% os casos de roubos e assaltos numa área onde circulam por dia mais de 30 mil pessoas.

Muy amigo - O ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim (PSB), negou, ontem, sua saída do PSB e disse que tão logo regresse de férias procurará o governador Eduardo Campos para reforçar o partido no Vale do São Francisco. Quem espalhou a notícia da revoada do ex-prefeito foi o jornalista Carlos Brito, seu ex-assessor de Imprensa.

Curtas

ALÔ, FLORES! – O prefeito de Flores, Marconi Santana (PTB), já cumpriu todas as exigências que a operadora de celular TIM fez para chegar ao município, mas a burocracia atrasa a implantação da torre geradora do sinal.

HERANÇA – Alegando que não havia recebido a totalidade das informações junto a Receita Federal, o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), cancelou, ontem, a entrevista que iria detalhar a situação em que recebeu a Prefeitura.

NA DISPUTA– Eleito primeiro-secretário da Câmara do Recife, Augusto Carreras (PV) admite disputar um mandato eletivo em 2010. Reeleito com 6,6 mil votos, Carreras já começou a se articular com lideranças da RMR.

'Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o SENHOR.' (Salmos 91.14) Escrito por Magno Martins

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Escândalos"


TSE vai apurar denúncias sobre juízes do Maranhão
Após várias denúncias de corrupção envolvendo juízes eleitorais, algumas delas partindo de desembargadores do Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) divulgou nota anunciando que “encaminhou ao corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desembargador Felix Fischer”, cópias de reportagens que trataram da questão. O objetivo é que o TSE apure os fatos, segundo o jornal O Imparcial.O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) vem, publicamente, esclarecer à sociedade maranhense, que todas as medidas já estão sendo tomadas com o intuito de investigar e apurar as denúncias e notícias veiculadas pelos diversos meios de comunicação, relatando fatos e acontecimentos graves envolvendo magistrados que se encontram investidos na função de juízes eleitorais.

Considerando que o TRE-MA não possui competência para investigar os seus pares, todas as matérias jornalísticas e documentos que possam auxiliar na apuração dos fatos já foram devidamente encaminhados ao Ministro Félix Fischer, corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão de maior instância desta Justiça Especializada e detentor de competência para apurar tais acontecimentos.
Escrito por Magno Martins

"Afogados da Ingazeira"



SISTEMA VIÁRIO DEVERÁ FICAR PRONTO EM FEVEREIRO
O engenheiro responsável pelas obras do Sistema Viário de Afogados da Ingazeira, Dr. Gilvan Menelau afirmou que as obras estão bem adiantadas e se tudo ocorrer dentro do planejamento o projeto será concluído até o final de fevereiro. O ACAI foi totalmente demolido esta semana e as máquinas trabalham no trecho para passar a primeira camada de asfalto. (Aldo Vidal)

"Pouca vergonha"

SUJEIRA POLÍTICA
Prefeita encontra fezes no freezer de prefeitura em Sergipe
Da Agência NordesteA prefeita de Pacatuba, no estado de Sergipe, Diva Melo (PMDB) revelou, ontem, que encontrou fezes num dos freezers da Prefeitura, usado para refrigerar o leite de gado que é servido à comunidade carente dentro do chamado Programa do Leite, realizado em parceria com o Governo do Estado. A peemedebista, que já comandou o município em outra época, contou que recebeu as chaves da Prefeitura na quarta-feira (31 de dezembro) e na sexta-feira (2) foi com sua equipe circular pelas secretarias para conhecer a estrutura deixada pelo seu antecessor e adversário político, Luiz Carlos dos Santos (PR).“Quando abrimos o freezer da Secretaria de Ação Social, estava lá tudo podre, com razoável quantidade de fezes”, disse Diva. A prefeita ressaltou que também encontrou birôs quebrados, computadores danificados, carros sucateados e contas zeradas. A prefeita de Pacatuba contou ainda que até, agora, não teve acesso aos documentos relativos à administração.“Assumimos o município no dia 1°, mas até agora não conseguimos fazer nada porque não tivemos acesso a nada”, informou a prefeita. Diva incumbiu os seus auxiliares a fazer um levantamento de cada pasta para, na próxima semana, entregar ao Ministério Público do Estado (MPE), na expectativa de que providências sejam adotadas. Ela disse que, no município, não tem a quem cobrar responsabilidades porque o ex-prefeito “sumiu desde que perdeu a eleição”, em outubro passado.